Vice-prefeito de Queimados destaca ações da Prefeitura na educação

Foto: jornal capital caxias_Marcelo Cunha            Em entrevista ao Capital, o vice prefeito de Queimados, José Alves de Carvalho, o Dequinha, falou sobre algumas ações da Prefeitura, em especial na área de educação. Segundo ele, no momento está sendo erguida uma escola modelo na Rua Boa Viagem, no bairro Santa Eugênia, em uma área de 1.800m2 e que vai atender cerca de mil alunos. “Além da construção dessa escola modelo, a administração Max Lemos entregou no mês passado mais quatro escolas reformadas, que são a Pastor Arsênio Gonçalves, no bairro Vila Cristina, a Monteiro Lobato, no São Francisco, doutor Francisco Manoel Brandão, no Tricampeão, e Doutor Cledon Cavalcante, em São Bartolomeu”, explicou Dequinha. Além da reforma das unidades mencionadas, a Prefeitura também está revitalizando outras cinco nos bairros Belmonte, Ponte Preta, Nova Cidade, Santa Rosa e Centro, além de duas outras que estão sendo construídas na Ponte Preta e em São Jorge.

Ele acrescentou que, juntamente com a reforma das escolas, a Prefeitura também distribuiu kits para todos os alunos, com material escolar e uniforme. Outra ação importante, segundo ele, foi o lançamento do Programa Saúde nas Escolas (PSE). “Temos grande preocupação com a saúde das crianças. Através desse programa, pretendemos identificar riscos que possam comprometer o aprendizado dos alunos. Para isso, profissionais das duas Secretarias farão avaliação dos estudantes, abrangendo nutrição e atendimento odontológico, além de acompanhamento psicossocial”, assinalou o vice-prefeito. Ele informou que na gestão de Max Lemos, a Prefeitura ampliou o número de alunos de 12 mil para 16 mil.

- Vemos a educação como algo fundamental na formação do cidadão do amanhã. A idéia de sua modernização começou com a nossa gestão. Estamos trabalhando com determinação de olho no futuro - disse Dequinha, que reside na cidade há 42 anos, lembra que ainda como vereador, foi responsável pela inauguração de duas outras escolas: a Maria Pereira Chanxão, no Jardim da Fonte em 1996, e a São José, no Parque Ipanema, em 1999, beneficiando 1.200 alunos. Quanto à construção da nova escola modelo em Santa Eugênia, o vice-prefeito disse que sua construção era uma reivindicação antiga, cuja indicação partiu dele em 2009, quando ainda era vereador. “A emenda no orçamento foi de minha autoria. A nova unidade, de concepção moderna, terá quadra no segundo pavimento. No andar térreo, serão 14 salas, de modo a atender a demanda local”, informou Dequinha, empresário que começou sua carreira parlamentar como vereador em 1992, pelo PMDB. Reelegeu-se para mais dois mandatos e depois como vice-prefeito, em 2008.