Prefeitura de Magé quer reativar ferrovia histórica

O prefeito Nestor Vidal (PMDB) assinou termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de parcerias para reativar a Estrada de Ferro que liga a cidade do Rio à região serrana do estado. O acordo foi firmado entre a Prefeitura, a Secretaria Estadual de Transportes (SETRANS), representada pelo secretário Julio Lopes, e a Prefeitura de Petrópolis, representado pelo prefeito Paulo Mustrangi, no Museu Imperial durante o seminário “O Brasil de volta aos trilhos”.

A partir desta parceria, segundo a Prefeitura, terá início a fase de elaboração de projetos e a captação de recursos para que seja viável a reativação da Estada de Ferro Príncipe do Grão Pará que no percurso pelo município de Magé, originou a criação da estação da Guia de Pacobaíba que também deu nome ao distrito, mais conhecido como Mauá.

A primeira estrada de ferro do Brasil, terceira da América Latina, passa por Magé e foi inaugurada por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde Mauá, em 30 de abril de 1854. No quinto distrito, Mauá, é possível encontrar a estação da Guia de Pacobaíba, o píer e a casa de vigia do local por onde passaram ilustres figuras da história nacional. O local era ponto de transbordo para a Família Imperial quando vinha do Rio de Janeiro para passar os verões em Petrópolis. 

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos