Moradores destacam ações de Marco Figueiredo no 3º distrito

Foto: jornal capital caxias_ Valmir de PauloOs diversos bairros do 3º distrito de Duque de Caxias receberam inúmeras melhorias a partir dos anos 90, quando a região passou a ser atenção por parte das autoridades estaduais. São obras nas áreas de saneamento básico e pavimentação, de segurança pública e qualificação profissional, entre outros segmentos. A região, segundo moradores, tinha muita carência, especialmente nas áreas de infra-estrutura, segurança e educação, entre outros segmentos. Com a eleição de Marco Figueiredo para vereador em 1992 - e hoje pré candidato a Prefeitura pelo PSC - a situação começou a mudar.

            A Vila Ema é um exemplo disso. Milton Ferreira Gonçalves, o Milton da Pasta, de 60 anos e que reside no local há 45, lembra das dificuldades que os moradores enfrentavam. “Aqui era tudo muito difícil. Quando chovia, não conseguíamos andar pois era muito barro. Hoje temos esse asfalto que vocês estão vendo. Foi trabalho do Marquinho Figueiredo”, lembrou o morador da Rua Uruana, antiga Rua A, que foi uma das beneficiadas pelo pacote de obras que o vereador conseguiu junto ao então governador Leonel Brizola, totalizando cerca de 10 quilômetros de saneamento básico, pavimentação e iluminação pública. “Era tudo lama. Para sair de casa, as pessoas colocavam sacos plásticos nos pés”, testemunhou Joaquim Pinto, morador há 50 anos e proprietário de uma borracharia. Segundo ele, muitos moradores, antes de pegar ônibus ou trem, lavavam os pés na banheira que utiliza no seu  trabalho. “O Marco Figueiredo sempre trabalhou muito, é um rapaz que sempre esteve junto da comunidade”, depõe o comerciante.

            - Noventa por cento da urbanização da região foram conseguidos por mim, através de meus sucessivos mandatos, desde Leonel Brizola e depois com Anthony Garotinho. Este então foi o que mais trabalhou por Duque de Caxias. Tivemos várias reuniões em minha casa junto com lideranças dos moradores. Foram mais de 60 quilômetros de saneamento e urbanização que conseguimos com ele, pois a prefeitura sempre era distante das reclamações e reivindicações dos moradores - lembrou Figueiredo, cuja careira parlamentar está completando 20 anos. Ele fez questão de acompanhar a reportagem visitando alguns locais beneficiados através de sua atuação como vereador e deputado estadual e também como Secretário da Baixada Fluminense no governo de Rosinha Garotinho.

            Outras iniciativas marcantes através da atuação de Marco Figueiredo foi a inauguração de um DPO e da primeira Delegacia Legal de Duque de Caxias - a 62ª - e a implantação da maior Faetec da Baixada, em 2000, também em Imbariê. “Até hoje foram mais de 75 mil alunos formados em vários cursos”, diz orgulhoso Figueiredo. Thiago de Aguiar Miguel, de 21 anos, é um dos beneficiados. “Estudei ali por dois anos e meio, a partir de 2005, quando fiz Informática e Inglês. Os cursos foram muito importantes nas minhas atividades”, diz Thiago, hoje estudante de engenharia civil. Outro beneficiado foi o vendedor João Santos, de 52 anos, que estudou Montagem e Manutenção, Computação Gráfica e Access por 9 meses. “Muitos trabalhos que eu tinha que pagar para fazer a divulgação de meu trabalho, hoje eu mesmo faço. Além de economizar, tenho condições de ganhar algum extra quando tenho tempo fora da profissão”, disse.

MEDCOR Exames Cardiológicos