Andreia Zito entre os deputados federais mais bem avaliados

Foto: banco de imagensA deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) está entre os 130 deputados mais bem avaliados da Câmara, de acordo com estudo feito em parceria pela revista Veja e o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). O estudo avaliou deputados federais e senadores, aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. Entre os 46 deputados federais eleitos no Estado do Rio de Janeiro, Andreia Zito ficou em nono lugar. O objetivo do trabalho da revista e do Necon foi medir a atuação de deputados e senadores em favor de um Brasil mais moderno e competitivo. Foram eliminados previamente da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa.

            Os pesquisadores selecionaram 54 proposições mais relevantes entre centenas de medidas provisórias, projetos de leis ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2011. Para ser considerada relevante para o estudo, a proposição, além do seu conteúdo, precisava ter sido votada ou ter pedido de urgência aprovado até setembro de 2011. Cada uma das 54 proposições foi, então, classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre oito temas centrais estabelecidos pela pesquisa.

            O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares que seriam aferidas. O Necon fixou-se em a) pareceres em relatoria; b) apresentação de emendas; c) posicionamento em votação nominal e d) pronunciamentos em plenário e comissões. Essas ações foram medidas em termos da frequência de sua ocorrência e de acordo com seu impacto favorável ou desfavorável. A posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa, dessa forma, seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os oito temas centrais da pesquisa.