Maricá fiscaliza construções irregulares em Cordeirinho

Ação também contou com o recadastramento de cerca de 30 famílias que residem no local

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) em conjunto com a Assistência social, promoveu nesta sexta-feira (06/09) uma ação fiscal em imóveis que foram erguidos irregularmente na Rua 112 com Avenida Litorânea, no bairro Cordeirinho.

As construções foram identificadas através de rondas feitas pelo grupo na região. A ação também promoveu o recadastramento no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) de cerca de 30 famílias que residem no local.

No último dia 27/08, os fiscais já haviam realizado 5 intervenções no espaço, sendo 3 autos de embargo e 2 intimações. Também participaram da ação as secretarias de Urbanismo, Cidade Sustentável e Guarda Municipal.

Leia também: Setembro Amarelo: Maricá oferece vários serviços em saúde mental para a população

Fiscalizações do Gated

O Gated realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Entre os bairros visitados estão: Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.

O grupo é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Iluminação Pública, Proteção e Defesa Civil, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

As denúncias sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia. Na Secretaria de Urbanismo, as informações sobre construções irregulares podem ser comunicadas pelo número de telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (distritos Centro e Ponta Negra) e pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Inoã e Itaipuaçu).