Vereador vai ao MP para garantir o pagamento do piso da Enfermagem

Marcos Vinícius Boquinha disse que decidiu buscar o MP depois de não receber apoio dentro da Câmara: “Estou sozinho nessa briga e precisei recorrer a alguém”

O Vereador de Duque de Caxias, Marcus Vinícius Boquinha, levou ao Ministério Público, no último dia 27, denúncia para que seja apurado o porquê de não estarem sendo feitos os pagamentos do piso da enfermagem no município, uma vez que o dinheiro está sendo enviado pelo Ministério da Saúde para o Fundo Municipal de Saúde da prefeitura de Duque de Caxias: “Eu fiz um levantamento no Portal da Transparência do Governo Federal e constatei que Caxias, só no ano passado, recebeu mais de R$ 50 milhões no Fundo Municipal da Saúde para pagar o piso da enfermagem aqui no município, mas até hoje, infelizmente ainda não foi pago”, informou o parlamentar.

Segundo ele, a prefeitura alega que “tem uma certa dificuldade porque o pessoal da enfermagem não poderia ter mais de um vínculo. Isso é uma invenção, quase uma lorota. Afirmo isso porque basta você olhar a nova lei no Ministério da Saúde e vai constatar: lá está escrito com clareza que o piso para a enfermagem pode ser pago para quem tem até dois vínculos. É uma mentira deslavada para não pagar o piso da enfermagem”, disse indignado. “Estamos falando de profissionais que trabalharam durante a pandemia salvando vidas, pessoas que precisam ser respeitadas. Tivemos médicos e enfermeiros na nossa cidade, assim como no estado e no Brasil inteiro, que não iam nem para casa, dormiam dentro dos hospitais, no auge da Covid. Profissionais como estes não serem respeitados é um absurdo, inaceitável”, disparou.

Leia também: Fomenta Cine Maricá tem participação da Finep, que anuncia edital para a área de Cultura

Vereador vai ao MP para garantir o pagamento3 ReproducaoBoquinha explicou ao Capital que recorreu ao MP porque não recebeu apoio para cobrar da prefeitura o repasse desse dinheiro aos servidores: “Resolvi buscar o Ministério Público porque aqui na Câmara Municipal eu fiz um requerimento ao presidente, ao presidente da ‘Casa do Povo’, da Câmara Legislativa, que não respeitou esse requerimento, não colocou em pauta na sessão para votação. Eu cobrei a ele na sessão plenária que fosse colocado em votação o requerimento solicitando à prefeitura o pagamento devido ao pessoal da enfermagem, mas infelizmente, ele não acatou o nosso pedido. Posso dizer que estou perplexo essa postura do preside do Legislativo que é pré-candidato a prefeito aqui na cidade. Vejo isso como falta de respeito com essa classe, com o pessoal da enfermagem”, lamentou.

- O dinheiro já está nos cofres da nossa cidade. Por que esse não foi utilizado ainda para pagar o piso da enfermagem? É isso que eu quero saber, buscando providência junto ao Ministério Público. Como estou sozinho nessa briga, não tive outro caminho. Agora é com a justiça, com o Ministério Público para poder estar ajudando essas pessoas que tanto precisam. O parlamentar explicou que o levantamento do caso foi feito pelos advogados que atuam em seu gabinete: “Pedi que fizessem isso através do Portal da Transparência, ao mesmo tempo que entrassem em contato com o Ministério da Saúde. As informações chegaram, infelizmente confirmando denúncias de pessoas que trabalham na saúde e que foram a nós encaminhadas”.

- Fui parado na rua algumas vezes. Me abordaram no hospital e em posto de saúde dizendo que não estavam recebendo o piso. Eles se sentem desemparados ou mesmo enganados. É papel do vereador fiscalizar o Executivo. Estou fazendo a minha parte. Graças a Deus as pessoas sabem do meu trabalho e me procuram porque confiam que farei todo o possível para trazer justiça a elas. Tudo isso me motiva a trabalhar cada vez mais pela população - concluiu Boquinha.

MEDCOR Exames Cardiológicos