Governo do Estado dá início à semana de encontros sobre Economia Azul

Com encontros programados na Casa G20, em Ipanema, debates em parceria com organização internacional visa subsidiar implementação do modelo econômico no RJ

O Governo do RJ abriu a semana com mais um passo fundamental para a agenda ambiental fluminense com a abertura da Missão OCDE: Rio Metrópole Azul, que terá encontros diários na Casa G20, em Ipanema, até a próxima sexta-feira, dia 15.

O programa Metrópole Azul é fruto da parceria entre o Estado e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), visando obter subsídios e apoio na implementação de políticas públicas com foco na Economia Azul.

– Pelo menos 15% do PIB fluminense é composto pela Economia Azul, o que evidencia um grande potencial do estado no tema. Essa parceria com a OCDE aponta para um avanço notável não só para a agenda ambiental, como também para geração de renda e empregos para os nossos cidadãos - afirmou o governador Cláudio Castro.

Entre os principais temas que pautam as reuniões está o aprofundamento da metodologia de estudo para implementar a Economia Azul na Região Metropolitana. Para estimular as discussões, o cenário é a Casa G20, aberta na última semana pelo governador Cláudio Castro para promover o intercâmbio cultural entre as nações que integram o fórum mundial.

Leia também: Prefeitura entrega 758 certificados aos alunos dos cursos do Qualifica Maricá

– A Secretaria de Ambiente é peça fundamental para as discussões que o G20 trará para o estado do Rio de Janeiro. Nossas políticas ambientais são vanguardistas no país e dividir nossa expertise com outras experiências internacionais é uma troca essencial para o nosso futuro - explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Durante a semana, especialistas, autoridades e representantes de instituições interessadas definirão recomendações para a consolidação de um plano próprio desse modelo econômico.

Segundo Oriana Romano, chefe da Unidade de Governança da Água e Economia Circular da OCDE, o RJ é fundamental para o tema, uma vez que boa parte do PIB do Rio depende de atividades relacionadas com a Economia Azul, o torna o estado um lugar com grande potencial para essas discussões na América Latina. Ela acrescentou ainda que o objetivo do projeto é discutir a governança da água com os diversos atores envolvidos no assunto.

De acordo com os planos da Secretaria do Ambiente, o ecossistema azul metrópole fluminense permanecerá conectado com o desenvolvimento econômico, o que motiva a parceria com a OCDE, com outras instituições e com a sociedade civil. A Missão OCDE consiste em sessões de diálogo nas quais a entidade pretende obter uma visão geral de setores e ecossistemas da Economia Azul. A ideia é atender as especificidades do território fluminense, além de promover um alinhamento com a delegação da organização internacional e estabelecer os próximos passos.