Mães atípicas no foco do Legislativo Estadual

Para auxiliar na luta diária enfrentada por essas mães, o Deputado Estadual Marcelo Dino criou várias proposições legislativas

Mãe Atípica não é um termo tão conhecido pela sociedade, mas é bem simples de entender seu significado. São mulheres, mães cujos filhos têm um desenvolvimento que foge do esperado, do típico, do padrão de normalidade, como nos casos das deficiências físicas ou mentais.

As mães atípicas além de conciliar a sua rotina doméstica cuidando da família e dos afazeres do lar, ainda precisam enfrentar as filas de assistências sociais e projetos governamentais para conseguir incluir seu filho nas múltiplas terapias e assim, com muito esforço e dedicação, buscar o seu desenvolvimento, garantindo melhores condições de vida, independência e acessibilidade, possibilitando que seus filhos se aproximem das outras crianças consideradas típicas.

Sensível a luta diária enfrentada pelas mães atípicas, acolhendo-as e dando visibilidade a causa, o Deputado Estadual Marcelo Dino criou várias proposições legislativas como o Projeto de Lei nº 2952/2024, que determina a criação do cadastro único, onde reunirá em um banco de dados todos os documentos necessários para concessão de determinados benefícios, gratuidades, tratamentos, entre outras demandas necessárias à garantia de direitos, sem que seja necessário deslocar-se para diversos órgãos. O Projeto de Lei nº 3022/2024 que estabelece procedimentos a serem adotados com alunos portadores de espectro autista no ambiente escolar. A Lei nº. 9438/21 que veda os planos de saúde de limitar consultas e sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia no tratamento das pessoas com transtorno do espectro autista (tea).

Leia também: COLUNA: FENÔMENOS NATURAIS SAZONAIS

Ainda nesse âmbito, é autor do projeto de lei de nº. 5447/2022, que assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor ou intérprete da língua brasileira de sinais-libras nas unidades de atendimento o Poupa Tempo e Detran, do projeto de lei nº 4743/2021 que prevê a isenção de tributos estaduais para aquisição de equipamentos domiciliares que auxiliem a acessibilidade para as pessoas com deficiências, dentre outros.

Ao ser questionado sobre o que o levou a elaborar as referidas leis, Marcelo Dino retratou que seu filho é portador de uma doença rara e também precisou de cuidados especiais, por isso possui um carinho e um olhar voltado para melhoria da qualidade de vida dessas crianças e seus familiares.

O Deputado enfatizou que a maternidade atípica é uma jornada repleta de desafios, mas também de amor, resiliência e superação diária que não pode deixar de ser reconhecida pelo poder público.