Braskem realiza Programa de Educação Ambiental com escolas de Duque de Caxias

Iniciativa contempla seis escolas municipais e vai mobilizar 490 pessoas entre alunos e professores

Empenhada em promover a sustentabilidade e fortalecer a conscientização ambiental, a Braskem realiza, pela primeira vez, seu Programa de Educação Ambiental com escolas de Duque de Caxias.

A iniciativa conta com a parceria da Firjan SESI/SENAI e tem como objetivo levar conhecimento a jovens estudantes sobre a preservação do meio ambiente, bem como contribuir com o consumo e descarte consciente no município. No total, seis escolas participarão do projeto e 490 pessoas, entre alunos e professores, serão mobilizados.

“A Braskem acredita no potencial da educação ambiental para contribuir com a construção de um futuro mais sustentável e investe no programa para promover a conscientização e iniciar essa transformação a partir das escolas dos municípios onde a empresa opera. A companhia espera que os participantes entendam mais sobre a importância de práticas sustentáveis no cotidiano e deseja contribuir para que eles estejam cada vez mais engajados nas mudanças que o mundo precisa”, comenta Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Leia também: COMISSÃO DE SEGURANÇA DA ALERJ: CANDIDATOS DO CONCURSO DA PM QUESTIONAM A ANULAÇÃO DE PROVA

O programa tem duração de quatro meses e prevê uma aula para demonstrar os princípios da educação ambiental, visita técnica e atividades lúdicas que esclarecerão conceitos sobre o meio ambiente e a importância do consumo consciente, abordarão os 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e o descarte adequado do lixo, por exemplo. Além disso, os participantes terão a oportunidade visitar a Cooperativa Popular de Trabalho e Reciclagem Amigos Recicladores (COOPAR) para conhecer o trabalho realizado e aprofundar o conhecimento sobre o reaproveitamento de resíduos. Ao final, os alunos participarão de uma dinâmica para compartilhar o conhecimento adquirido com as outras turmas da escola.

“A perspectiva que temos em relação ao Projeto de Educação Ambiental é que ele possa levar para as crianças a conscientização de que o modo de vida sustentável é a única forma de um futuro promissor. Entendemos que esse processo é um trabalho contínuo e persistente e que a melhor forma de tornar essa realidade concreta é fazer com que as crianças sejam envolvidas, pois elas serão amultiplicadoras da sustentabilidade necessária para o planeta”, cita Helio Garcia Apostolo, Coordenador Operacional da Educação Básica e Diretor da Escola SESI-Duque de Caxias/Firjan SENAI Sesi Caxias.

Escolas participantes do programa: E. M. Mascarenhas de Moraes - Bom Retiro, E. M. Bom Retiro – Bom Retiro, E. M. Olinda Bonturi Bolsonaro – Saracuruna, E. M. Campos Elíseos - Campos Elíseos, E. M. Monteiro Lobato - Campos Elíseos e E. M. Manoel Reis - Campos Elíseos.