Ministra se manifesta sobre manutenção da alta taxa de juros durante evento em Brasília

Declaração de Luciana Santos ocorreu na posse do novo presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento, Celso Pansera

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse na noite desta quarta-feira (21/6) que não vê motivo para que o Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central, mantenha a taxa de juros a 13,75%. 

“A taxa de juros tem impacto no fomento e na indução ao desenvolvimento do país”, disse, durante a posse do novo presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Celso Pansera, em Brasília. A entidade reúne 34 instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs).

Luciana destacou que o Brasil tem registrado “crescimento, superávit comercial, queda da inflação, que passou de 12,5% para 4,5%, e indicadores macroeconômicos que não justificam a taxa de juros”. O evento contou com a participação de dezenas de parlamentares e executivos de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs).

Leia também: ATELIÊ CRIATIVO CAPACITA JOVENS DE DUQUE DE CAXIAS EM OFICINA DE DESIGN E ECONOMIA CRIATIVA

O novo presidente da ABDE, que continua à frente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destacou que realizará uma “gestão bastante centrada, muito ágil e de bastante trabalho para ganhar velocidade”. “Neste momento, vamos fortalecer o Sistema Nacional de Fomento com ações práticas, rápidas, indo aos estados que ainda não têm agências e convencer os governadores a criá-las. Nós temos que capilarizar o acesso aos recursos baratos”, afirmou.

A ex-presidente Jeanette Lontra, antecessora de Pansera no posto, destacou a importância do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que, segunda ela, deve continuar a direcionar as ações do Sistema Nacional de Fomento. “Por nossa especificidade, somos desafiados a assumir mais riscos para promover o desenvolvimento. As instituições financeiras de desenvolvimento têm liderado uma enorme transformação, operando os principais instrumentos de garantia ao acesso a recursos por pequenos empreendedores”, asseverou.