Vereadores avaliam o resultado das eleições de 2022 para o município

Os edis Marcos Tavares (PDT) e Arthur Monteiro (Podemos) foram eleitos deputados federal e estadual, respectivamente

A sessão plenária de 04/10 foi marcada por elogios e agradecimentos aos candidatos eleitos e não eleitos da Casa Legislativa. “Quero parabenizar a todos que estiveram nesta árdua missão. Parabenizo àqueles que não conseguiram êxito, mas demonstraram o quão valorosos são para Duque de Caxias, onde a população que reconheceu todo o trabalho”, destacou o presidente Celso do Alba (MDB).

No pleito de 2022, concorreram para deputados estaduais, os vereadores Aquiciley Filho (Republicanos), Marcus Vinícius Boquinha (SD) e Arthur Monteiro (Podemos), sendo este eleito com 29.968 votos. Já Marcos Tavares (PDT) recebeu 62.086 votos para deputado federal.

“Estarei à disposição de todos. Vamos somar esforços com o governo municipal. No passado, os políticos pediam votos em nossa cidade e, depois não destinavam recursos, programas e projetos por picuinhas políticas. O meu compromisso é com a população”, disse Tavares, retribuindo a atenção aos que participaram de sua campanha rumo a Brasília.

Vereadores avaliam o resultado das eleicoes de 2022 para o municipio Arthur Monteiro Podemos Art Video Victor Hugo“Fiz uma campanha limpa, transparente, não falei mal de ninguém. Tenho muita honra de estar em meu segundo mandato como vereador e estamos aqui para representar a nossa cidade e ajudar a trazer mais verbas para ela”, ressaltou Arthur Monteiro que também adiantou que seu gabinete na Alerj estará sempre de portas abertas aos vereadores de Duque de Caxias.

Leia também: Câmara sedia entrega de medalhas e diplomas a equipe da Defesa Civil

Leia também: Câmara sedia simpósio de radiologia

Aquiciley Filho citou que a corrida eleitoral foi desafiadora. “Quero agradecer a população. Tivemos 7.141 de confiança em uma disputa eleitoral acirrada”. Ele parabenizou, em especial, o vereador Marcos Tavares, o governador Cláudio Castro e a ida ao segundo turno do presidente Bolsonaro.

Em seguida, a vereadora Delza de Oliveira (Patriota) enalteceu a força de vontade e os trabalhos dos candidatos da Casa, citando ainda a reeleição dos deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis, ambos do MDB. “Eles tiveram votações esplêndidas e isso quer dizer que eles fazem o trabalho, trazem emendas para o nosso município e, nós, só temos a ganhar com isso”.

Marcus Vinícius Boquinha agradeceu pelos 13.051 votos recebidos e desejou boa sorte aos eleitos. “Tô muito feliz porque a nossa cidade, hoje, vai ter uma representatividade muito maior na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa”, apontou ele, para os deputados federais, Áureo Ribeiro (SD), Marcos Tavares e Gutemberg Reis, e o estadual Arthur Monteiro, destacando que, com isso, mais recursos virão para o município.

Os vereadores Clovinho Sempre Junto (Patriota) e Moisés Neguinho (PMB) enfatizaram que, quando há união entre os políticos, quem ganha é a população. “Nossa luta é por uma Duque de Caxias melhor. Caxias venceu com a eleição dos deputados Arthur Monteiro, Marcos Tavares, Gutemberg e Rosenverg Reis que vão trazer emendas para o município”, apontou Clovinho.

“Quando participamos de um pleito, podemos ter a certeza de que saímos sempre mais fortes. E os caxienses souberam reconhecer os trabalhos daqueles que trazem recursos para a nossa cidade e que não vão embora quando a campanha acaba”, complementou Moisés.

Marquinho Oi (União Brasil) e Catiti (Avante) elogiaram os eleitos e não eleitos da Casa e a postura dos duquecaxienses nas eleições que ocorreram de forma pacífica. “Quero parabenizar os eleitores de Duque de Caxias que votaram em peso no governador Cláudio Castro. Não podemos esquecer que ele teve o apoio da nossa potência Washington Reis”, disse Marquinho Oi. Já Catiti fez questão de citar o desempenho Marcos Tavares e disse estar confiante de sua atuação em Brasília. “Temos certeza de que o Marcos vai preparado. Ele carrega consigo a indignação e o sofrimento do povo da nossa cidade”.

Para o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), a população de Duque de Caxias mostrou que está atenta a quem realmente trabalha e, por isso, elegeu representantes atuantes no município. Ele também citou aqueles que não obtiveram êxito nas urnas. “Lutaram bravamente e sinalizaram que têm voz em Duque de Caxias”, comentou ele, salientando a atuação de sua irmã, a ex-vereadora Juliana do Táxi, que também disputou uma vaga na Alerj.

O vereador Junior Reis (MDB) emocionou-se na tribuna ao falar das vitórias dos deputados Gutemberg e Rosenverg Reis e dos demais. “Todos os que se elegeram são da base governista e participaram do desenvolvimento desta cidade. Esta eleição nos mostrou que quem trabalha é reconhecido. Todos são ganhadores”.

A união política no município também foi pauta da manifestação do vereador e líder de governo, Valdecy Nunes (Patriota). “O resultado desta eleição é fruto do trabalho de um governo forte, que atende a população e que trabalha em prol do povo”, explicou ele. Já Claudio Thomaz (União Brasil) elogiou os vereadores que participaram do pleito de 2022. “Parabenizo a população que entendeu a necessidade de ter mais representantes, em Brasília e na Alerj. Parabéns, Arthur Monteiro e Marcos Tavares! Sei que vão olhar pela nossa cidade”.

O vereador Nivan Almeida (PT) falou sobre a postura e liderança do ex-prefeito Washington Reis que, com sua articulação política, contribuiu para o sucesso nas urnas, elegendo representantes comprometidos com o município. “A gente ficou muito feliz porque esta Casa está contribuindo com dois ilustres vereadores para o parlamento estadual com Arthur Monteiro, e para a Câmara Federal, com Marcos Tavares”, e complementou: “é hora de avaliarmos e consagrarmos aquilo que sempre lutamos, que é a boa política, o entendimento da sociedade, o direito de votarmos e de ter o dever cumprido”.

Secretarias de Assistência Social e de Educação

O vereador Vitinho Grandão (SD) parabenizou os colegas eleitos, porém, levou uma situação preocupante à tribuna. Segundo denúncias, servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Educação estariam sendo dispensados devido a perseguições políticas.

“Nós, vereadores, estamos unidos para acabar com essas covardias. Tenho várias denúncias no meu gabinete, inclusive, obrigando os funcionários a levar pessoas para reuniões eleitoreiras”, alertou ele, acrescentando que, caso seja necessário, poderá ser aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos.

Alex da Juliana do Táxi declarou sua indignação: “não vamos aceitar de forma alguma que funcionários sejam perseguidos por terem posicionamentos políticos diferentes”. Os vereadores Delza de Oliveira, Claudio Thomaz e Valdecy Nunes também comentaram a respeito. “Não é a tônica do nosso governo ter perseguições políticas a funcionários. Vivemos num país democrático de direito. A liberdade política tem que ser respeitada e valorizada”, enfatizou Valdecy, afirmando que as denúncias serão apuradas.

“Vamos avaliar a necessidade de uma CPI para apurar a denúncia e já me coloco à disposição”, disse Thomaz, lembrando os problemas da Cooperativa Central do Trabalho LTDA (Cootrab) que presta serviços à Secretaria Municipal de Educação e que tem afetado os servidores da pasta já foi, por diversas vezes, assunto na tribuna.

Projetos aprovados

Na sessão plenária de 04/10, os vereadores ainda aprovaram à unanimidade, em 1º e 2º turnos de discussões e votações, sendo este último a pedido vereador Zezinho do Mineirão (União Brasil), a Mensagem nº 021/2022, do Executivo, encaminhando o Projeto de Lei nº09/2022, que cria o Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita; e os Projetos de Decretos Legislativos dos vereadores Michel Vila Nova (PSDB) e Serginho (MDB) concedendo medalhas a pessoas que, por meio dos seus trabalhos, contribuem para o desenvolvimento do município.

Os vereadores também apresentaram indicações ao Executivo solicitando melhorias para diversos locais e requerimentos consignando moções.

MEDCOR Exames Cardiológicos