Câmara sedia entrega de medalhas e diplomas a equipe da Defesa Civil

Evento comemora 38 anos do órgão em Duque de Caxias

Em celebração aos 38 anos da Defesa Civil em Duque de Caxias e o bicentenário da independência do Brasil, a Câmara Municipal sediou, em 28 de setembro, a entrega da medalha Mérito Defesa Civil a profissionais e instituições parceiras.

A mesa foi composta pelo prefeito Wilson Miguel, que presidiu o evento, o secretário municipal de Obras, João Carlos Grillo, o superintendente da Defesa Civil de Duque de Caxias, André Luís Gomes, o coordenador do Processo Apell Ariel Blanco, o major bombeiro militar Giovanni Mouta Giglio e demais autoridades.

Wilson Miguel lembrou o início de sua gestão, quando precisou acompanhar de perto a atuação da Defesa Civil durante enchente que afetou o município e deixou aproximadamente 100 pessoas desabrigadas. “Nunca tinha visto uma situação como esta e pude presenciar como o nosso povo é solidário. Aquele dia foi uma lição muito grande para mim. Fico muito grato por ter vocês, que são tão engajados nessa missão”, elogia o prefeito.

Leia também: Câmara sedia simpósio de radiologia

João Carlos Grillo enalteceu o entrosamento da Secretaria de Obras e da Defesa Civil, tanto na realização de obras de prevenção quanto na assistência à população para resolver imprevistos e desastres. “Não tem dia, não tem hora, sol ou chuva. Nós vivemos cada dor da população intensamente. É desgastante, cansativo, mas conseguimos ajudar muita gente. Preferimos que não exista a tragédia, por isso, estamos realizando um trabalho preventivo e de conscientização”.

Além de citar os projetos de limpeza de rios e contenção de encostas para evitar enchentes e deslizamentos, respectivamente, o secretário de obras destacou a atuação da pasta durante a pandemia do covid-19, em que foi necessário reformar o Hospital São José em 42 dias para criar 128 leitos de CTI visando atender exclusivamente pacientes infectados pelo coronavírus. “Enquanto a gente estava construindo, a Defesa Civil atendia a população, levando materiais de limpeza, cestas básicas e dando assistência”, recorda o secretário.

Quem também lembrou o esforço dos voluntários do processo Apell durante a pandemia foi o superintendente André Luís, acrescentando ainda em seu discurso a importância das instituições parceiras que auxiliam a Defesa Civil, como o grupamento de bombeiros, grupo de escoteiros, clube de desbravadores, entre outras posteriormente homenageadas com o recebimento do Diploma de Benfeitor Honorário.

Encerrando os discursos, Ariel Blanco deixou uma mensagem aos presentes sobre amizade, ressaltando a união de todos que compõem a Defesa Civil. Ele, que está na área há 25 anos, agradeceu a parceria com as instituições e os voluntários. “A amizade nos faz melhor, nos torna mais solidários uns com os outros”, afirma Ariel.