Internacional

Grécia: Credores chegam para acertar novo empréstimo

Os representantes dos credores da Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional, chegaram a Atenas nesta segunda-feira (27) para começar as negociações com as autoridades gregas sobre um novo empréstimo ao país. "As equipes das instituições estão em Atenas e o trabalho começa imediatamente", disse à tarde um porta-voz da Comissão Europeia (CE). Todos os representantes devem chegar até quarta-feira (29), adiantou a porta-voz, falando sobre "progressos passo a passo" para pôr em andamento um terceiro programa de ajuda, de pelo menos 80 bilhões de euros à Grécia. "Novas reformas da parte das autoridades gregas são esperadas para permitir um desembolso da parte do Mecanismo Europeu de Estabilização", o fundo de apoio da zona euro, adiantou a CE, que espera que o acordo se concretize na segunda quinzena de agosto.

Justiça dos EUA investiga contrato entre a Nike e a CBF

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos investiga um acordo de patrocínio de US$ 160 milhões entre a empresa de material esportivo Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A informação foi publicada sábado (13) pelo jornal americano Wall Street Journal. A investigação faz parte do processo que apura indícios de corrução na Federação Internacional de Futebol (Fifa), entidade que gerencia o futebol mundial.

Bandeira cubana já pode ser vista na capital dos EUA

A bandeira cubana foi hasteada nesta segunda-feira (20) no Departamento de Estado norte-americano, em um gesto histórico que marca a retomada dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a reabertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos. A bandeira de Cuba juntou-se às outras hasteadas na entrada do Departamento de Estado, na capital norte-americana. O restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria, marca o fim da primeira fase desse processo, iniciado em 17 de dezembro de 2014. Mas o presidente cubano, Raúl Castro, insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando o presidente norte-americano, Barack Obama, adotar medidas para pôr fim ao embargo imposto à ilha em 1962.

EUA defendem continuidade de sanções contra a Rússia

O presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmaram domingo (7) que as sanções do Ocidente à Rússia devem continuar até os russos respeitarem o acordo de cessar-fogo e a soberania da Ucrânia. “Os dois líderes discutiram a crise em curso na Ucrânia e concordaram que a duração das sanções dever ser claramente relacionada com a plena implementação, pela Rússia, dos acordos de Minsk [capital da Bielorrússia] e o respeito à soberania da Ucrânia”, informou a Casa Branca em comunicado divulgado durante a cúpula do G7, na região da Baviera, na Alemanha.

Grécia: FMI está pronto para ajudar Atenas se for solicitado

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta segunda-feira (6)  que está acompanhando de perto a situação na Grécia. Segundo ela, o FMI está pronto para ajudar o país se for solicitado. No domingo, 61,34% dos gregos que participaram do referendo rejeitaram as propostas dos credores internacionais - instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional. Após o resultado, foi agendada para esta terça-feira (7) uma reunião de cúpula extraordinária da Zona do Euro. Posteriormente, haverá uma reunião do Eurogrupo.

Governo líbio pede ajuda para conter o Estado Islâmico

O governo da Líbia reconhecido pela comunidade internacional, pediu ajuda externa contra o avanço do grupo extremista Estado Islâmico no país. As autoridades líbias têm receio de que se repita no país situação semelhante à do Iraque, onde os jihadistas controlam grandes áreas. “As cidades líbias estão sob uma ameaça crescente desse grupo e vai tornar-se difícil combatê-lo, como no Iraque”, disse o primeiro-ministro da Líbia, Abdallah Theni, em entrevista no domingo (31), em Al Baida, no Leste do país. A cidade está localizada entre Tobruk, sede do seu governo, e Darna, onde se refugiou por causa da crescente insegurança.

Mais de 30% da Grande Muralha da China desapareceram

Mais de 30% da Grande Muralha da China desapareceu ao longo do tempo devido as condições meteorológicas adversas e atividades humanas irresponsáveis, como a retirada de tijolos para construção de casas, noticiou nesta segunda-feira (29) a imprensa local estatal. Em alguns trechos, o monumento, considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encontra-se tão degradado que as estimativas do seu comprimento total, de 21 mil quilômetros (km), estão em cerca de 9 mil quilômetros.

Terremoto balança prédios de Tóquio e arredores

Um forte terremoto estremeceu nesta segunda-feira (25) edifícios na cidade de Tóquio e arredores, no Japão, acionando alarmes e levando à suspensão do serviço de metrô. Não houve, porém, alerta de tsunami. A informação é da Agência Reuters. De acordo com a Agência Meteorológica do país, o tremor, de magnitude 5,6 na escala Richter, não representa risco de tsunami. O epicentro do terremoto, segundo o órgão, foi localizado ao norte de Tóquio, na província de Saitama.

ONU acusa Israel e palestinos por crimes de guerra

Israel e grupos armados palestinos podem ter cometido crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22), em Genebra. A Comissão Independente de Inquérito da ONU sobre o conflito reuniu “informações substanciais que apontam para possíveis crimes de guerra cometidos por Israel e pelos grupos armados palestinos”, informa o relatório, solicitado pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

UE lança operação naval contra traficantes de pessoas

Um mês após o dramático naufrágio no Mediterrâneo, que causou a morte de 800 pessoas, a União Europeia (UE) oficializou nesta segunda-feira (18) uma operação naval para impedir a atividade dos traficantes de pessoas que exploram a situação dos imigrantes que querem chegar à Europa. Esta missão inédita vai implicar o destacamento de navios de guerra e aviões de vigilância dos exércitos europeus para a costa da Líbia, que se tornou a mais importante plataforma de tráfico de pessoas. A missão terá um acordo com as Nações Unidas e só será de fato lançada em junho, mas será formalmente decidida hoje pelos 28 ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, após uma reunião com os ministros da Defesa.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos