Orla de Copacabana ganhará postos avançados do BPTur e delegacia

Expectativa é reduzir o índice de criminalidade na área de grande movimentação de turistas

A orla de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense, ganhará reforço na segurança em 2022: o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai inaugurar, nos próximos meses, cinco postos avançados do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e uma nova delegacia da Polícia Civil.

Área de grande movimentação e destino de turistas que visitam o Rio, a Avenida Atlântica concentra 30% da criminalidade do bairro. A expectativa é que as novas unidades reduzam esse índice, principalmente no verão, época em que há aumento de casos.

Leia também: Governo do Estado inaugura equipamentos de treinamento tático de tiro para tropas da PM

 Os postos do BPTur ficarão em áreas consideradas estratégicas ao longo da Avenida Atlântica, entre a Avenida Princesa Isabel e o Posto 6, possibilitando um serviço integrado do policiamento na região. O principal será instalado em frente ao Museu da Imagem e do Som (MIS). Com o funcionamento das unidades, diversos pontos da praia serão monitorados por meio de câmeras.

- Essas inovações na área de segurança pública, com investimento em tecnologia e estabelecendo uma maior proximidade do policial com os cidadãos, terão reflexos positivos na sensação de segurança dos cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Vale lembrar que o turismo é uma atividade econômica estratégica do Estado - disse o governador Cláudio Castro.

 Somado a esse programa, a Secretaria de Estado de Polícia Militar lançou o registro de ocorrências on-line na orla carioca. Já testado na área do central da cidade, o sistema agora está disponibilizado aos policiais militares dos batalhões da orla: 2º BPM (Botafogo) 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes). Chamado de BOPM On-Line, o sistema agiliza registros de pequenos delitos, sem que haja a necessidade de encaminhar a ocorrência para as delegacias, permitindo que os policiais retomem mais rápido ao patrulhamento de rotina.

- Reduzir a incidência criminal é sempre um grande desafio. Durante o verão, há um aumento substancial na circulação de pessoas, sobretudo nas áreas turísticas, e por isso essa preocupação é ainda maior. O trabalho em parceria com outras pastas da administração pública, como a Secretaria de Turismo, vai contribuir muito para o sucesso da nossa missão - afirmou o secretário de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires.

Já a Operação Verão 2021/2022 da PM conta com 2.500 policiais militares atuando nas praias das Zonas Sul e Oeste até o final da estação. Este ano, os PMs ganham reforço de inovações tecnológicas, como a Central de Monitoramento da Linha Vermelha, e novidades logísticas, como a Companhia Destacada do 5º BPM, no Centro do Rio. (Agência Brasil)

MEDCOR Exames Cardiológicos