Governador destaca cenário econômico positivo no GRI Rio Summit 2021

Durante talkshow, Cláudio Castro apresentou novos projetos, parcerias e investimentos para o Estado do Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro participou, nesta terça-feira (07/12), da abertura do evento GRI Rio Summit, no Hotel Fairmont, em Copacabana, Zona Sul do Rio.

O encontro teve o objetivo de discutir o cenário econômico do Rio de Janeiro, possibilidade de novos investimentos em infraestrutura e oportunidades para o desenvolvimento imobiliário na cidade.

Cláudio Castro ressaltou duas diretrizes que norteiam o novo cenário de bom ambiente econômico no estado: diálogo e credibilidade. Com essa orientação, o governo implementou, em 2021, um modelo de concessão do saneamento, que viabilizará ao consumidor uma água de qualidade, e desburocratizou o processo de abertura de empresas, tornando o Rio mais atrativo para empresários e empreendedores.

Leia também: Governo dá largada nos preparativos para a conferência Rio2030

– Esse novo ambiente de negócios fez com que, hoje, o Rio de Janeiro se tornasse um estado no azul. Precisamos investir, gerar emprego, arrumar as estradas. Enquanto eu estiver aqui, 100% de cada parcela referente à concessão da Cedae será gasta em infraestrutura para que a gente possa fazer novos negócios, atrair empresas e trazer cada vez mais desenvolvimento para o Rio de Janeiro – garantiu o governador.

Castro também destacou a inauguração do Porto do Açu, segunda maior termelétrica do Brasil, como o maior empreendimento do país, assim como a ampliação do polo metalmecânico e a redução sistemática na carga tributária, tornando o Rio mais competitivo.

Os secretários de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah, participaram dos painéis de discussão promovidos no encontro.

 – Vivemos um momento de otimismo baseado em dados e evidências. Um mapeamento inédito que realizamos revelou que mais de R$ 74 bilhões serão investidos pela iniciativa privada, até o final de 2022, em empreendimentos já instalados no estado. Temos investimentos de Norte a Sul do estado, que são demonstrações inequívocas do novo momento do Estado do Rio de Janeiro. Um momento de recuperação consistente das atividades econômicas, com impactos positivos em todos os setores – apontou Vinícius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário da Casa Civil, tão logo seja concluída a primeira fase da concessão do saneamento, prevista para o dia 29 de dezembro, o estado vai lançar um pacote de obras do programa Pacto RJ, que prevê investimentos de R$ 17 bilhões, pelos próximos três anos, em diversos setores.

– É o Rio de Janeiro voltando a crescer. O Pacto RJ, lançado pelo governador Cláudio Castro, traz uma oportunidade ímpar de investimentos para o setor privado, proporcionando mais emprego e renda. Empresas estão chegando ao Rio de Janeiro e as que já temos estão permanecendo. É um ambiente de segurança. O estado recuperou sua credibilidade e a capacidade de os investidores acreditarem no Rio de Janeiro – ressaltou Nicola Miccione.