Governador em exercício se reúne com alunos classificados para a Olimpíada de Matemática da China

Na ocasião, foi anunciada a criação de um programa de apoio psicoemocional nos estabelecimentos de ensino da rede pública do estado

O governador em exercício, deputado André Ceciliano, e o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, se reuniram, na terça-feira (16/11), com seis alunos da Escola Estadual Marechal Zenóbio da Costa classificados para o WMTC (World Mathematics Team Championship), olimpíada de matemática realizada anualmente em Pequim, na China, e que reúne estudantes de 50 países.

O evento acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual, entre os dias 18 e 22 de novembro.

Localizado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, o colégio já havia se classificado para a competição 2018, mas não pôde participar porque não conseguiu recursos suficientes para custear a passagem. Em 2019, se classificou novamente. Dessa vez, o governo patrocinou a viagem, quando a equipe voltou com a medalha de bronze.

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Neste ano, apenas quatro escolas do Brasil entraram para a disputa internacional: além do Zenóbio, duas instituições da rede privada de São Paulo e uma estadual do Maranhão.

No encontro, realizado junto a um café da manhã na biblioteca do Palácio Tiradentes, também participaram três dos ex-alunos medalhistas, os professores Fernando Rocha e Manoel Roque, e a diretora da escola, Elaine Cândido. Elaine entrou na Zenóbio no Jardim de Infância, como aluna, e virou diretora há um ano, depois que o diretor anterior, que ajudou a criar o projeto, faleceu, vítima da covid-19.

- É um prestígio sermos recebidos dessa forma hoje, e é importante também para incentivar os alunos, a poucos dias da prova. Já vejo a classificação como um resultado extraordinário, mas temos tudo para conquistar o ouro. Eles estão muito preparados. Superaram as adversidades da vida, porque são todos jovens de comunidades, e superaram a pandemia encontrando formas de estudar online, dando um exemplo de perseverança - disse o professor de Matemática Fernando Rocha.

Para o secretário Alexandre Valle, a classificação dos alunos mostra o potencial de um ensino público de qualidade.

- A escola pública tem muito a ofertar a nossos estudantes e não vamos medir esforços para replicar resultados brilhantes como esse. Aos poucos, estamos reconstruindo a educação, investindo em infraestrutura, ensino e na valorização dos nossos profissionais. Nos próximos meses, estamos projetando a construção de 50 novos CIEPs – ressaltou Valle.

Apoio psicoemocional nas escolas

Na ocasião, o governador em exercício, deputado André Ceciliano, anunciou a sanção da Lei 9.456, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17). A Lei cria um programa de apoio psicoemocional nos estabelecimentos de ensino da rede pública do estado. Com apoio das secretarias estaduais de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa visa prestar assistência psicológica e socioemocional ao corpo docente, estudantes e demais profissionais de escolas estaduais.

- A escola não é apenas para ensinar matérias, mas para formar cidadãos. E o apoio psicológico é fundamental para que todos se sintam acolhidos. A escola tem que ser um porto seguro, em todos os sentidos - disse o governador em exercício.

Além disso, Ceciliano anunciou que vai propor que seja concedida aos alunos e profissionais responsáveis pelo projeto a principal honraria do Legislativo Fluminense, a Medalha Tiradentes, destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio.

Ceciliano se comprometeu ainda a fazer uma doação de 70 computadores para a escola e sugeriu a inscrição do programa Matemática Invertida no Prêmio Paulo Freire, concedido anualmente pela Comissão de Educação da Alerj.

Emocionada, a estudante Vitoria Camilly, de 18 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marechal Zenóbio da Costa, agradeceu pelo reconhecimento da turma classificada na Olimpíada de Matemática.

- O objetivo é trazer o ouro para nossa escola. Sempre fui apaixonada pela área de Exatas, e o projeto me deu a oportunidade de desenvolver muitas habilidades. Estou ansiosa para a prova, mas ao mesmo tempo confiante, pois nos esforçamos muito durante muitos meses. Temos que agradecer ao nosso professor, que nos apoia muito e nos incentiva a seguir em frente – disse a jovem.