Antigo prédio da 59ª DP vai dar lugar a uma área de lazer no centro de Duque de Caxias

A delegacia funcionou durante muitos anos como centralizadora de presos e recebeu em sua carceragem homens e mulheres

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias iniciou na tarde da quinta-feira (29) a demolição do antigo prédio da 59ª Delegacia de Polícia, na Rua Aílton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto.

Em seu lugar será construída uma área de contemplação com jardins e iluminação em LED. Esta semana foi feita a retirada das estruturas internas, portas e grades das celas que, durante anos, receberam presos do município e outros condenados por crimes diversos.

Leia também: Mais uma conquista para a população de Duque de Caxias!

A delegacia funcionou durante muitos anos como centralizadora de presos e recebeu em sua carceragem homens e mulheres que cometeram delitos leves e graves, nas áreas das 60ª, 61ª e 62ª DPs, de Campos Elíseos, Imbariê e Xerém, respectivamente.

O prédio fica na esquina das ruas Aílton da Costa, Major Frazão e Professor José de Souza Herdy e já abrigou órgãos públicos como o Detran e o extinto Instituto Pereira Faustino nas décadas de 60 e 70. Hoje, a 59ª DP funciona na Rua General Dionísio, junto ao complexo judiciário no bairro Jardim 25 de Agosto. Ela foi inaugurada em 2014, pelo Programa Delegacia Legal do governo do estado.