Paulo Guedes não vai à audiência pública pela terceira vez e deputado Aureo Ribeiro o acusa: "Ele odeia pobre"

Ministro fez um acordo com a Comissão para comparecer à audiência pública no próximo dia 7 de julho.

Sabe aquele amigo ou parente que você não vê há tempos, tenta sempre marcar um encontro com ele, mas nunca conseguem? Esta é a relação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados.

Mas, neste caso, não é um encontro entre amigos, mas sim uma prestação de esclarecimentos e uma responsabilidade com o dinheiro público.

O dia era 31 de março de 2021. Em reunião deliberativa, a CFFC aprovou o requerimento para convidar o ministro Paulo Guedes a explicar, em audiência pública, distorções na Previdência de militares, apontada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia também: Governo do Estado firma parceria com o Governo Federal na área de segurança pública

Trinta e quatro dias depois, no dia 4 de maio, ficou acordado entre a Comissão e a liderança do governo, que Paulo Guedes estaria presente. No entanto, o ministro não foi e remarcou para 9 de junho.

De modo a respeitar a agenda de compromissos de Guedes, a Comissão concordou com a mudança de data e também com o pedido da liderança do Governo em manter o requerimento como convite, e não como convocação - neste caso, o ministro seria obrigado a comparecer na data estabelecida, estando sujeito à crime de responsabilidade em caso de falta.

No dia 30 de junho, na terceira data marcada para realização da audiência pública, Paulo Guedes, novamente, não compareceu. Inclusive, desmarcou sua ida à Câmara na véspera, às 21h.

"Não tivemos o mesmo respeito por parte do ministro Paulo Guedes. Temos quase 15 milhões de desempregados, segundo o IBGE. Milhões de pessoas têm dificuldade de pagar suas contas e estão passando fome no Brasil. Esse ministro que não tem apreço pelo parlamento, que odeia pobre, que fala e se arrepende na televisão brasileira, não quer explicar o aumento do preço do feijão, do óleo e agora da energia elétrica", declara o deputado federal e presidente da CFFC, Aureo Ribeiro.

Desta vez, o ministro Paulo Guedes fez um acordo com a Comissão para comparecer à audiência pública e prestar os devidos esclarecimentos no próximo dia 7 de julho.

MEDCOR Exames Cardiológicos