São João de Meriti promove ação inédita de cuidado aos animais em situação de rua - "DIA P"

Somente nesta primeira edição do evento, além de outras ações, 24 pets foram adotados

Na manhã da segunda-feira (7/6), a equipe da Superintendência de Promoção e Bem-Estar Animal promoveu o "Dia P": "P" de Promoção, Proteção, Prevenção e, claro, de Pet.

Durante o evento, ações como vacinação antirrábica, banho e tosa, orientações veterinárias e campanha de adoção foram realizadas na Praça dos Três Poderes com animais em situação de rua e estendidas para a população meritiense que possui animais de estimação.

Leia também: Nova unidade de saúde da família é inaugurada em Meriti

As tendas foram montadas na praça que fica em frente à prefeitura seguindo todos os protocolos de segurança no combate à covid-19. O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o prefeito da cidade, Dr. João, a secretária de Saúde, Marcia Lucas, o secretário de Transportes, Bebeto da Veggi, o deputado estadual, Valdecy da Saúde, os subsecretários de Saúde, Bruno de Castro e Dra Malu, a radialista e jornalista da rádio Tupi e defensora da causa animal, Karla de Lucas, os vereadores Kbça, Jefferson Martin e Rogério Fernandes.

"Esse grande evento é voltado para assistência aos animais de rua e domésticos, e foi organizado pela nossa superintendente Luciene Maria, que se dedicou para enaltecer e engrandecer a causa animal no município", disse o prefeito.

O abandono de animais no Brasil ocorre de maneira indiscriminada e milhares de cães e gatos são deixados nas ruas, diariamente. Com as medidas de distanciamento social por causa da pandemia, ONG's e protetores de animais afirmam que o problema piorou. A campanha de doação responsável, por sua vez, foi um marco durante o evento e contou com um total de 24 bichinhos adotados.

Debora Cezar é moradora da cidade, possui quatro animais de estimação, é dona de casa e diz que sempre foi apaixonada por bichos. Ao se deparar com a feira de adoção no "DIA P", sentiu-se escolhida por um deles e foi amor à primeira vista: "Mais um para eu poder amar. O quinto da minha casa. Ele me abraçou e me escolheu. Comecei a chorar e o coração pediu e eu decidi levar o Júnior (nome dado ao animal)", declarou emocionada.

"É 'P' de possível, 'P' de promoção, 'P' de possibilidades. A nossa ideia é fazer essa ação social de forma itinerante, mensalmente, nos bairros. Nós queremos dar atenção, principalmente aos animais que vivem nas ruas e precisam do nosso cuidado", avalia a superintendente da pasta Luciene Maria.

"A saúde do animal é a saúde do ser humano. Cuidar dos animais e dar carinho a eles é cuidar de nós mesmos. Sem contar que receber amor de um bichinho é muito importante porque eles estão nesse mundo para mostrar o que é o amor e nos ensinar o que é amar incondicionalmente. O animal ama quem cuida dele, independente de quem seja essa pessoa. Ele retribui o sentimento de forma gratuita e sincera. E vale parabenizar a criatividade da nossa Superintendência de Promoção e Bem-Estar Animal, que tem feito a diferença no nosso município e eu tenho orgulho desse trabalho", concluiu a secretária de Saúde, Marcia Lucas.

A ação social atendeu 2.300 animais vacinando contra a raiva, 17 banhos com tosa, 210 cadastro de protetores com 10 ou mais animais, além dos 24 adotados, entre gatos e cachorros. A próxima edição está prevista para o mês de julho.