Plataforma simula a nota da prova do Enen

Desenvolvida pela startup TRIEduc Inteligência Educacional, plataforma utiliza inteligência artificial e dados das edições anteriores

 

Plataforma simula a nota da prova do EnenApós uma grande indefinição sobre as datas do Enem 2020 devido a situação de pandemia causada pelo novo coronavírus, janeiro de 2021 foi definido como o mês em que os exames finalmente aconteceram.

 

O calendário oficial da prova foi realizado nos dias: 17 de janeiro de 2021 (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas) e 24 de janeiro de 2021 (Ciências da Natureza e Matemática).

Além de, um grupo de 100 mil candidatos (espalhados por diversas cidades brasileiras, em todas as regiões) que ainda estão prestando a prova na versão digital, nas datas de:

31 de janeiro de 2021 – Prova digital de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.

07 de fevereiro de 2021– Prova digital de Ciências da Natureza e Matemática.

Leia também: Prefeitura de Belford Roxo constrói escola para mil alunos

Apesar dos gabaritos oficiais do Enem serem comumente divulgados já na semana seguinte à realização do exame, as notas só saem cerca de 2 meses após as provas, deixando muitos estudantes ansiosos sobre em qual instituição de ensino superior poderão cursar, já que o Enem é o principal método de ingresso na graduação, e em muitos casos, substituiu o vestibular.

Leia também: Matrículas para novos alunos do III Colégio da PM começa na próxima semana

Como simular a nota oficial?

Para aqueles que desejam saber gratuitamente e com máxima precisão seus resultados antes do dia 29 de março de 2021, basta entrar no site: https://www.suanotadoenem.com.br/, fazer o cadastro e apontar as respostas marcadas em cada uma das questões do ENEM 2020.

A partir dos dados divulgados pelo INEP nas edições anteriores do ENEM (2013-2019), o sistema estimará a nota aproximada em 2020.

Vale lembrar que o Enem utiliza o método de correção da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a dificuldade de cada questão respondida, ou seja, aquelas com baixos índices de acerto (consideradas difíceis) têm um peso maior na pontuação final do que questões com altos índices de acerto (consideradas fáceis). Sendo assim, as notas finais dependem do perfil das questões certas, e não da quantidade, tornando impossível ter uma ideia da nota apenas verificando o gabarito. A plataforma que foi lançada oficialmente em 2019 teve erro médio de somente 17 pontos (para mais ou para menos) na edição anterior, ou seja, ela simula com precisão as chances de escolhas do estudante para o futuro.

‘Com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construí-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos’, explica Diego Camacho, Chief Data Officer da TRIEduc.

Sobre a TRIEduc e a Plataforma Sua Nota do Enem

A TRIEduc Inteligência Educacional é especialista no desenvolvimento de análises de dados educacionais. Por meio do uso de inteligência artificial, o objetivo da empresa é proporcionar às instituições educacionais um olhar qualitativo sobre seu projeto pedagógico, os pontos positivos e os de melhoria, possibilitando a criação de planos de ação e medidas interventivas que contribuam com a melhoria constante da qualidade da aprendizagem.

Com a missão de auxiliar na tomada de decisões assertivas e na melhoria contínua do aprendizado, a TRIEduc preparou o SIMULADOR DA SUA NOTA NO ENEM 2020, plataforma que reproduz o tratamento estatístico que as respostas às questões da prova irão receber, auxiliando os estudantes nesse processo.