Fábricas da cadeia têxtil se reinventam na Baixada Fluminense

Pandemia traz novos desafios para o setor

Fábricas da cadeia têxtil se reinventam na Baixada Fluminense2Com alto índice de empregabilidade na indústria de transformação, os setores têxtil e de confecção geram números expressivos para a economia do estado do Rio de Janeiro.

O município de Duque de Caxias conta com um polo fabril, que em tempos de pandemia, se reinventou. A Dimona, empresa de personalização de camisetas, com fábrica na cidade da Baixada Fluminense, adaptou suas instalações e máquinas e aprimorou o treinamento das costureiras para confeccionar máscaras de proteção contra a Covid-19.

"De uma hora para outra a realidade de todos nós foi afetada. Nossa empresa, pautada pela cultura familiar, sempre foi muito dinâmica. Nós procuramos agir rápido tendo como base o que chamamos de tripé de necessidades: a nossa, de sobrevivermos enquanto empresa, a de manter os empregos de todo nosso time e a de ajudar os mais vulneráveis na sociedade. Para isso, remontamos a nossa fábrica, adaptamos máquinas, processos e treinamentos, levando em conta, principalmente, os cuidados de higienização requisitados para a produção das máscaras e respondemos às necessidades do mercado, ao mesmo tempo viabilizando parcerias emergenciais com projetos sociais", explica Leonardo Zonenschein, diretor comercial da Dimona.

A expectativa é que, com as recentes recomendações das autoridades de saúde para o uso do acessório como forma de prevenção, a personalização, que sempre foi o ponto chave da empresa, ganhe mais destaque. Empresas petroquímicas, construtoras e imprensa têm procurado a Dimona nas últimas semanas com o intuito de garantir a saúde e correta proteção de seus colaboradores.

Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias é o principal empregador do setor, responsável por pouco mais da metade total de vínculos empregatícios e de estabelecimentos

Considerando somente os segmentos têxtil e confecção, são mais de 150 empresas, gerando mais de 2 mil empregos. Esses setores são referências industriais pela sua rápida adaptação de processos em resposta às demandas do mercado consumidor, em constante mudança. Em crise provocada pela pandemia, a saída foi se reinventar. A Dimona, que há mais de 50 anos personaliza estampas em camisetas, agora oferece esse serviço em máscaras de proteção individual.

A fábrica da Dimona em Duque de Caxias fica às margens da rodovia Rio-Magé, no bairro de Nova Campinas, no terceiro distrito da cidade, com 50 colaboradores em atividade. A empresa tem redobrado a atenção com higienização e esterilização de todo o seu processo produtivo, além de orientar os funcionários a usarem máscaras de proteção individual e aventais descartáveis. A Dimona está atenta a todas as recomendações de segurança para zelar pelo bem-estar do seu staff.

Solidariedade em prol do bem-estar coletivo

Fábricas da cadeia têxtil se reinventam na Baixada Fluminense Gramachinhos Foto Rafa PinheiroEm paralelo ao lançamento do novo produto, a Dimona está atuando em diferentes frentes de solidariedade: 10% do valor das vendas das máscaras serão destinados à compra de cestas básicas para doação em comunidades carentes. As doações serão semanais e o projeto Gramachinhos, em Duque de Caxias, foi o primeiro a receber os donativos – ao todo foram distribuídos 70 kits de alimentos. Além disso, em parceria com a Fundação Santa Cabrini, a empresa carioca está doando tecido de malha para que costureiras do sistema prisional possam confeccionar máscaras para doação aos órgãos de saúde e segurança. Com a primeira doação de tecidos, será possível produzir cerca de 1.500 peças.

Há também o apoio à campanha ComVIDa-20 que estimula uma corrente do bem através da venda de kits contendo máscaras de proteção + camisetas. Pedro Werneck, presidente do Instituto da Criança – ONG beneficiada pela iniciativa, reflete que, no início da pandemia, grande parte da sociedade civil adquiriu a consciência sobre a necessidade de buscar ações para combater o Covid-19. "Graças à contribuição de pessoas, empresas e campanhas como a COmViDa-20, podemos avançar a favor da preservação de vidas. Causas provocam consequências. União e reação constroem soluções".

No site http://www.camisadimona.com.br/ é possível obter informações sobre a produção e venda de máscaras de proteção e no instagram @dimona conhecer as iniciativas sociais apoiadas pela Dimona.

Sobre a Dimona

A Dimona, com todo o seu dinamismo e capacidade produtiva, tem como objetivo, colocar a serviço da sociedade, a sua produção personalizada para atender especificações legais e de segurança. A empresa vem há mais de cinco décadas investindo em diferentes tecnologias e avançadas técnicas de estamparia, além de oferecer diferentes preços, tecidos, acabamentos e lavagens. A variedade de máquinas e tipos de personalização tem um objetivo muito importante: garantir a transformação de uma ideia em estampa com excelência.

MEDCOR Exames Cardiológicos