Projeto da Embrapa melhora produção de leite no RJ

O projeto Balde Cheio, desenvolvido pela unidade Embrapa Pecuária Sudeste, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, mostra que a conjugação de atividades em sala de aula com demonstrações práticas pode fazer toda a diferença no campo. Os resultados do projeto Balde Cheio no estado do Rio serão divulgados este mês, durante o 3º Simpósio de Produção Intensiva de Leite, nos dias 24 e 25, no Parque de Exposições Renato Carneiro da Silva, em Quissamã. O projeto visa a atualizar técnicos em produção de leite, para que possam prestar assistência a produtores.

O Balde Cheio é um programa de treinamento de técnicos que visa a transferência de tecnologia para os produtores do setor leiteiro. “Nesse simpósio, vamos apresentar algumas técnicas que usamos para intensificar uma produção de leite”, disse à Agência Brasil o coordenador do projeto no estado, Maurício Salles. O simpósio incluirá palestras de especialistas de todo o país sobre assuntos que promovam a expansão da pecuária leiteira e visita a uma propriedade rural que funciona como unidade demonstrativa do projeto Balde Cheio.

RIO LEITE CENTRO - Motivados em conhecer novidades na área de reprodução de bovinos e debater novas tecnologias de produção sustentável do leite, mais de 500 produtores rurais participaram, no fim da semana, em Guapimirim, do 7º Rio Leite Centro, realizado pela Secretaria de Agricultura, através da Emater-Rio, em parceria com a Embrapa Gado de Leite. A série de encontros com produtores de leite em todo o Estado do Rio, faz parte da estratégia do governo estadual para promover o fortalecimento do setor e alcançar a meta de dobrar a produção leiteira, atingindo um bilhão de litros até 2015. Atualmente este número está na casa dos 600 milhões de litros anuais. O terceiro encontro da série, o 8º Rio Leite Serrana, será realizado no dia 1º de setembro, em São Sebastião do Alto. Dia 15 de setembro será a vez do 4º Rio Leite Noroeste, em Santo Antônio de Pádua. Encerrando os eventos em 2011, no dia 22 de setembro, o 4º Rio Leite Norte, em São João da Barra.