coluna saude roberto daiub

Varizes

  • Published in Saúde

As varizes, ou veias varicosas, são veias superficiais dilatadas das pernas. A causa principal das varizes é desconhecida, mas provavelmente deve-se a uma debilidade nas paredes das veias superficiais, que pode ser hereditária. Com o passar dos anos, a debilidade faz com que as veias percam a sua elasticidade. Distendem-se e tornam-se compridas e mais largas. Para que possam caber no mesmo espaço que ocupavam quando eram normais, as veias aumentadas tornam-se tortuosas, quando entao sobressaem da pele.

 

São mais comuns em mulheres, principalmente durante a gravidez. Além de serem antiestéticas, as varizes, frequentemente, doem e fazem sentir as pernas cansadas. Muitas pessoas, no entanto, mesmo quando as veias são muito grandes, podem não sentir dor. Pode sentir-se ardência na parte inferior da perna e no tornozelo, sobretudo quando a perna está quente, como ocorre depois de se retirar as meias. O ardor pode levar à coceira e causar arranhões, rubor ou erupções, que muitas vezes se atribuem, erradamente, à pele seca.

            Só uma pequena percentagem de pessoas com varizes têm complicações, como dermatites, flebites ou hemorragias. A dermatite causa uma erupção avermelhada com  ardor, ou então uma zona de cor castanha na parte interna da perna por cima do tornozelo. Um arranhão ou uma ferida menor podem causar uma úlcera dolorosa  de difícil cicatrização.

Exames como a dopplerfluxometria, quando bem indicados  podem avaliar o funcionamento das veias profundas. O tratamento inclui dieta, meias elásticas, medicamentos, esceroterapia (aplicações de substâncias que esclerosam os pequenos vasos) e em casos mais graves é indicado o tratamento curúrgico.

MEDCOR Exames Cardiológicos