coluna saude roberto daiub

Síndrome de Down (Trissomia do Cromossomo 21) (Parte Final)

  • Published in Saúde

Deficiências de hormônios tireoideanos são mais comuns em crianças com síndrome de Down do que em crianças normais. Entre 15 e 20 por cento das crianças com a síndrome têm hipotireoidismo. É importante identificar as crianças com síndrome de Down que têm problemas de tireóide, uma vez que o hipotireoidismo pode comprometer o funcionamento normal do sistema nervoso central.

Problemas ortopédicos também são vistos com uma freqüência mais alta em crianças com síndrome de Down. Entre eles incluem-se a subluxação da rótula (deslocamento incompleto ou parcial), luxação de quadril e instabilidade de atlanto-axial. Esta última condição acontece quando os dois primeiros ossos do pescoço não são bem alinhados devido à presença de frouxidão dos ligamentos, e em alguns casos mais graves há necessidade de tratamento cirúrgico para correção.

            Outros aspectos médicos importantes na síndrome de Down incluem problemas imunológicos, leucemia, doença de Alzheimer, convulsões, apnéia do sono e problemas de pele. Todos estes podem requerer a atenção de especialistas.

O dia internacional da síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março (21/3 ou seja três partes do cromossoma 21), e já faz parte do calendário de eventos do governo federal. E lembre-se: “Ser diferente é normal”.

 

 

Foto: EnzoEnzo Gabriel, filho deste colunista, tem 6 anos e é uma criança muito alegre, orgulho dos pais. Ele estuda o Jardim II em horário integral em uma escola convencional de Teresópolis, com aulas de artes, música, informática, inglês, natação e judô. E ele faz tudo isso com prazer. Também adora passear com o cachorro de estimação Otto e é torcedor do Botafogo. Enzo faz consulta regular com psicomotricista, fonoaudiólogo, além de equoterapia (equitação) uma vez por semana.

MEDCOR Exames Cardiológicos