COLUNA: O que é fibrilação atrial?
- Published in Saúde
A fibrilação atrial (FA), uma das alterações mais comuns do ritmo do coração, é caracterizada por contrações rápidas e desorganizadas dos átrios (cavidades na parte superior do coração), que podem se manifestar de forma aguda (início súbito) ou crônica (o paciente convive com a arritmia de forma controlada).
Como resultado, o bombeamento de sangue nas cavidades do coração fica comprometido, podendo levar a alteração na pressão sanguínea e também à formação de coágulos. O perigo desses coágulos é a possibilidade de eles soltarem-se (fenômeno conhecido como embolia) e viajarem, por meio das artérias, do coração até o cérebro ou outros órgãos. O risco de aparecimento dessa arritmia aumenta muito com o avançar da idade.
Leia também: COLUNA: CÂNCER DE PULMÃO
A fibrilação atrial pode não provocar sintoma algum ou apresentar diversos sintomas. Entre os sintomas mais comuns estão: palpitação (sensação desconfortável das batidas do coração), fadiga, cansaço aos esforços, falta de ar, desmaios e tonteira.
Existem tratamentos como antiarrítmicos e outras drogas que vão prevenir complicações como por exemplo, o acidente vascular cerebral (derrame), em pacientes com FA. Esses tratamentos têm como principal objetivo impedir a formação de coágulo.
Dr. Roberto Daiub
Clinica Encor (21) 26337123 - (21) 984835834 Whatsapp