coluna saude roberto daiub

COLUNA: Câncer de pulmão

  • Published in Saúde

O câncer de pulmão geralmente se desenvolve nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e/ou alvéolos.

O câncer de qualquer tipo surge quando um conjunto de alterações específicas, chamadas mutações, se desenvolve em uma célula, anteriormente normal.

Quando essas mutações afetam os genes de maneira que mudam o ciclo natural de crescimento e morte, esse ciclo fica desregulado, o que resulta no surgimento de muitas células e quando multiplicadas de forma anormal é quando pode aparecer o câncer.

Estudos revelaram que o câncer de pulmão pode ficar latente por mais de 20 anos antes de se tornar mortal. Um tumor de pulmão demora muito tempo para se desenvolver, mas, à medida que avança, vai passando de estágios.

Leia também: COLUNA: Como reconhecer um AVC

Segundo o hospital A. C. Camargo em SP, maior referência no país no tratamento dessa doença, o câncer de pulmão costuma ser diagnosticado depois dos 50 anos e em 90% dos casos, especialmente na faixa dos 60 aos 70 anos.

Médicos recomendam que pessoas com alto risco de câncer de pulmão (fumantes e ex-fumantes), com mais de 55 anos, façam exames preventivos anuais para um possível diagnóstico precoce.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce ainda é o nosso maior aliado, por isso, não dê bobeira. Faça acompanhamento médico e verifique, sempre que possível, como está a sua saúde.

Dr. Roberto Daiub
Clinica Encor (21) 26337123 - (21) 984835834 Whatsapp

MEDCOR Exames Cardiológicos