coluna saude roberto daiub

Terapia intensiva

  • Published in Saúde

A UTI nasceu da necessidade de oferecer suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes que porventura possuam chances de sobreviver, e destina-se a internação de pacientes com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. É um ambiente de alta complexidade, reservado e único, inserido no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas.

 

As doenças são inúmeras o que torna muito difícil a compreensão de todas elas. Porém, os mecanismos de morte são poucos e comuns a todas as doenças. É atuando diretamente nos ditos mecanismos de morte que o médico intensivista tira o paciente de um estado crítico de saúde com perigo iminente de morte, pondo o mesmo em uma condição que possibilite a continuidade do tratamento da doença que o levou a tal estado (doença de base). Os profissionais que atuam nestas unidades complexas são designados intensivistas. A equipe de atendimento é multiprofissional e interdisciplinar, constituída por diversos profissionais de saúde tais como: médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas,nutricionistas, psicológos e assistentes sociais.

A partir do final da década de trinta, as unidades de terapia intensiva transformaram o prognóstico de pacientes graves, reduzindo os óbitos em até 70%. Hoje todas especialidades médicas utilizam-se das unidades intensivas, principalmente no controle de pós-operatório de risco. É muito importante tanto para o paciente como para família compreender a UTI como etapa fundamental para superação da doença, porém tão importante é aliviar o sofrimento e proporcionar conforto independente do prognóstico. A equipe de terapia intensiva está orientada no respeito a dignidade de cada paciente,estabelecendo e divulgando a humanização nos seus trabalhos, buscando amenizar os momentos vivenciados através do paciente e da família.

A UTI é sem dúvida muito importante para o avanço terapêutico, porém impõe uma nova rotina ao paciente onde há separação do convívio familiar e dos amigos, que pode ser amenizada através das visitas diárias. Outro aspecto importante é a interação família-paciente com a equipe, apoiando e participando das decisões médicas.

MEDCOR Exames Cardiológicos