coluna direito Dra. Gilmara

Escola de Caxias utiliza nova tecnologia na aprendizagem

Foto: Alberto ElloboA Escola Ana Laura vai iniciar o ano letivo de 2011 oferecendo aos alunos um novo método chamado de Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, que tem como objetivo funcionar como apoio ao professor e reforço escolar ou "complementação de conhecimento" do aluno - como diz o diretor João Weslley Trigo Lage, um dos fundadores da escola - oferecendo a ele a oportunidade de, sem sair de casa, esclarecer dúvidas que venha a ter em qualquer disciplina de seu currículo. O sistema, implantado pela empresa IESDE-Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, oferece também aos alunos as aulas às quais ele não pôde comparecer.

- O aluno, em qualquer lugar que estiver, poderá ter acesso a essa tecnologia, bastando possuir apenas um microcomputador e possuir a senha de acesso que repassamos a ele. E se, por ventura ficar alguma dúvida, o aluno poderá encaminhar, pelo sistema, as perguntas que julgar necessárias – informa o professor. Ele acrescenta que os alunos vão dispor de professores de alto nível e de reconhecida competência em todo o país. Mesmo com tudo isso, João Trigo faz questão de frisar que a iniciativa não trouxe acréscimo nas mensalidades, apesar do investimento alto feito pela escola.

O conteúdo desse ambiente virtual vai do 1º ano fundamental ao 3° do ensino médio, "tudo de acordo com as diretrizes e bases da educação", assinala Trigo. Ele esclareceu que o projeto piloto começou em outubro e se estendeu aos meses de novembro e dezembro, com 50 alunos do estabelecimento, selecionados por critérios, como possuir computador e mostrar profundo interesse pelo aprendizado. "Tudo funcionou como esperávamos e vamos começar forte com o sistema a partir de 1° de fevereiro", garantiu Trigo. Ele acrescenta que esse serviço é oferecido somente a Universidades, como a da Cidade de S. Paulo, de Caxias do Sul e o Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto.

A Escola Ana Laura foi inaugurada em 1970 no mesmo endereço onde funciona até hoje, na Avenida Dr. Manoel Reis n° 462, bairro Centenário. Este ano, a previsão da escola é atender cerca de 1.500 alunos. A Escola foi fundada pelo professor João Weslley Trigo Lage e sua mãe, Loide Martha Trigo Lage. O nome é uma homenagem a avó e mãe, Sra. Ana Laura Mil-homens Trigo, que participou da fundação do município ao lado do marido João Nascimento Trigo. A sede da escola funciona em um imóvel onde ela viveu com o marido até sua morte.

Além do ensino regular, a escola mantém também vários cursos técnicos, ensino fundamental e médio à distância em parceria com o Colégio e Curso Cetepis-Brasil, além de nível superior, pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, e de cursos de pós-graduação com a Universidade Castelo Branco.