coluna direito Dra. Gilmara

Brasileiros lideraram compras de celulares, TVs, câmeras e netbooks

O apetite dos consumidores de tecnologia, especialmente móvel, parece ser insaciável, especialmente em se falando de brasileiros. Eles lideraram as compras de aparelhos de telefones celulares, televisão de alta definição, de câmeras digitais e netbooks numa lista de oito dos principais países emergentes e industrializados, em 2010. A conclusão está no estudo da consultoria Accenture. De acordo com a pesquisa anual, o que chamou a atenção foi o "apetite insaciável" dos emergentes por produtos eletrônicos em comparação aos mercados mais estáveis dos países ricos. A consultoria ouviu 8 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Rússia, Índia e China. Os brasileiros já são os que mais detêm aparelhos celulares, aparelhos de DVD, televisões normais e netbooks, de acordo com a pesquisa.

Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um aparelho de telefone celular em 2010. Aproximadamente 30% dos entrevistados afirmaram ter adquirido um aparelho de televisão de alta definição – mesma proporção de consumidores que compraram uma câmera digital. Para o ano de 2011, de acordo com a pesquisa, os produtos que lideram a preferência dos consumidores incluem as TVs de alta definição, computadores e smartphones. Entretanto, o estudo percebe uma diferença crucial entre os mercados emergentes e industrializados. Dos entrevistados em países ricos, 40% disseram não ter intenção de comprar eletrônicos em 2011. Já no Brasil, na Rússia, na Índia e na China este percentual foi de apenas 9%.

O computador e o laptop foram considerados pelos pesquisadores como "os gigantes silenciosos" entre os produtos eletrônicos. "Todo mundo tem um", escreveram os autores do estudo. Cerca de 93% dos entrevistados em todos os países disseram ter um computador. No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um PC no ano passado, proporção semelhante à da Índia, mas pouco atrás da China.