Vale a pena cursar o ensino técnico

O adolescente é muitas vezes submetido a decisões difíceis de serem tomadas. Certamente, uma das que mais angustiam a ele, particularmente, e aos seus familiares é quanto à escolha dos rumos profissionais. Nesta hora, um(a) dúvida comum e muito séria surge quando a decisão diz respeito a investir ou não esforços em um curso profissionalizante. Vale mesmo a pena?

O pesquisador Naercio Menezes Filho respondeu de forma categórica a essa pergunta em um artigo publicado recentemente no Valor Econômico. Para o professor, os dados mostram que os cursos técnicos ou profissionalizantes aumentam o salário dos jovens em comparação com aqueles que cursam somente o ensino médio tradicional. De acordo com o especialista, o impacto é ainda maior nos cursos ligados às áreas da indústria e agropecuária e é positivo somente para os jovens que ingressam diretamente no mercado de trabalho após o curso.

Utilizando dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) do IBGE, um estudo da Fundação Itaú Social – citado por Menezes - mostra que os jovens que frequentaram cursos de ensino médio técnico ganham cerca de 12% a mais do que os que cursaram apenas o tradicional, mesmo após levarmos em conta outras características que diferenciam esses jovens. “Quando consideramos apenas os alunos que ingressaram no mercado de trabalho diretamente após o ensino profissional (60% da amostra), o diferencial médio de salários chegou a 20%”, assinalou o professor.

Para o professor, o ensino profissional é muito mais eficaz em aumentar os salários dos jovens que estão interessados em atingir ocupações de nível médio no mercado de trabalho. Alunos que almejam fazer uma faculdade antes de começar a trabalhar não são (em média) beneficiados pelo ensino técnico.

Essas pesquisas mostram um retrato dos ganhos que se podem obter ao se optar pelo curso profissionalizante no lugar do curso de ensino médio tradicional. Considero, porém, que os ganhos podem ser mais expressivos para quem, uma vez alcançando o curso técnico, mantém-se em constante evolução profissional por meio de capacitação, treinamento e formação educacional.

O ensino técnico é a porta para a inovação e para o empreendedorismo. No Brasil, muitas empresas de sucesso nasceram e se tornaram economicamente relevantes capitaneadas por pessoas que, mal saindo da adolescência, encararam o mercado de trabalho a partir do conhecimento profissional adquirido cedo nas escolas técnicas. O diploma superior é fundamental, mas não significa a única escolha possível que se pode fazer aos 17 ou 18 anos. O curso profissionalizante pode se constituir numa via privilegiado para o pleno exercício do talento e representar o início de uma caminho de realização e sucesso.