Manifestação ocupa a Washington Luiz: “A educação de Duque de Caxias vai para o cemitério”

          O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) de Duque de Caxias promoveu uma nova manifestação na manhã desta sexta-feira (15). Desta vez o ato aconteceu em frente ao terreno onde está sendo construído um cemitério, na Rodovia Washington Luiz, próximo ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Os manifestantes seguiram depois em passeata com destino à sede da Prefeitura, em Jardim Primavera.

“A Educação está viva e ninguém vai enterrá-la, nem WR [Washington Reis]”, dizia uma das músicas cantadas durante a caminhada. Os dois atos, que contaram também com a participação de aposentados, haviam sido aprovados em assembléia realizada na quarta-feira (dia 13), no Clube Belem, no centro do município.

            - Diante do quadro caótico em que se encontram os servidores deste município e da situação agonizante da educação, nada mais nos resta que ir para o cemitério – dizia a convocação da categoria para o ato. “Afinal de contas não se pode negar que este [o cemitério] tem mais atenção, seja dos gestores públicos ou da sociedade em geral”, acrescenta.

DSC01263Os atos foram para protestar contra os constantes atrasos de salário, contra a prática de escalonamento que prejudica principalmente nossos aposentados, contra a retirada de plano de carreira e contra o abandono das escolas. Muitos oradores usaram o carro de som para denunciar o “sucateamento” da rede pública de educação. Eles esclareceram, porém, que a educação não está em greve, porém “muitos servidores hoje encontram dificuldade para se deslocar aos seus locais de trabalho por conta da falta de salários. “Para muitos já são mais de 70 dias sem um único salário integral”, denuncia a categoria, esclarecendo que vem fazendo campanhas de arrecadação de alimentos, amparo financeiro básico por meio de ajuda de custo.

Na assembleia, a categoria aprovou ainda outras propostas, entre elas:

- Cobrar por ofício à Secretaria Municipal de Educação os critérios que tiraram o Difícil e Dificílimo Acesso, acompanhada de uma Moção de Repúdio

- Encaminhamento de carta ao Conselho Municipal de Educação pelos Conselhos Escolares a respeito da falta de salários;

- Panfletagem nas comunidades e colagem de denúncias nas escolas próximas;

- Reunião de Conselho de Representantes no dia 19 em local a ser confirmado; e nova assembleia dia 21, à tarde, com paralisação integral, prioritariamente em Jardim Primavera.

Salvar

MEDCOR Exames Cardiológicos