Câmara de Caxias realiza audiência sobre Plano Diretor Municipal

Foto: Jornal Capital Caxias_Agência Art Vídeo/ Geovane AraújoA Câmara de Vereadores de Duque de Caxias iniciou o debate sobre a revisão do Plano Diretor Municipal na última quinta-feira, dia 26, em audiência pública. Na ocasião, foi reforçada a necessidade de atualização da lei criada em 2006, já que o plano prevê uma revisão a cada cinco anos.

- A Câmara está preocupada com o crescimento desordenado que vem acontecendo no Município e, principalmente, com a questão ambiental, por isso dá o pontapé inicial nessa discussão, que já está atrasada. É preciso discutir exaustivamente com a população para que o plano realmente atenda a todos, vamos realizar novas audiências na Câmara e também nos quatro distritos da Cidade - garantiu o vereador Chiquinho Grandão (PP), relator da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Para o líder de governo Nivan Almeida (PRP), que esteve à frente da construção do primeiro Plano Diretor Municipal, o Plano faz parte da consolidação das leis municipais. “Nosso plano foi construído em 2006 de forma bem democrática, ouvimos todos os segmentos e trabalhamos diversos segmentos, como saúde, educação, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana e déficit habitacional, mas o que se viu era que precisaria de revisão a cada cinco anos e alguns governos não tiveram essa prioridade. Essa discussão é importante porque norteia direções”, disse.

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, depois de elogiar a iniciativa do Legislativo, se colocou à disposição da Câmara: “É preciso discutir e esgotar todas as dúvidas para conduzir Duque de Caxias da melhor forma possível. Necessitamos de um estudo para avaliar como a Cidade pode crescer ordenadamente, da maneira que gostaríamos”.

“A Secretaria está trabalhando no Plano de Resíduos Sólidos, um problema crônico em Duque de Caxias, é importante que todos os segmentos possam participar dessa discussão, que também faz parte do Plano Diretor. Outro empenho da nossa pasta refere-se à regularização fundiária, que também deve estar prevista nesses debates”, concluiu o secretário.

MEDCOR Exames Cardiológicos