Mangueirinha: da ocupação à festa do Dia das Crianças

Mangueirinha DivulgaçãoDurante vários anos o Complexo da Mangueirinha era sinônimo de violência e medo. Mas desde o início de agosto, quando ocorreu a ocupação pela Polícia Militar, a vida dos moradores mudou completamente. O medo deu lugar à paz, a liberdade e ao direito de ir e vir dos moradores, além da certeza de um futuro melhor, distante da violência de um passado recente.

As mudanças na comunidade começaram junto com a pacificação, quando a prefeitura de Duque de Caxias instalou no campo do Tricolor tendas de várias secretarias para atender a quem esteve distante de receber os serviços oferecidos pelo poder público do município, como inscrição no programa federal Bolsa Família, carteira de identidade, registro civil, carteira de trabalho, inscrição em cursos profissionalizantes e captação de currículos, vacinação, além da limpeza das ruas e coleta do lixo domiciliar, troca das lâmpadas das ruas e operação tapa buracos.

Se no passado as crianças não podiam comemorar o seu dia, agora com a região vivendo em paz, elas finalmente terão a chance de festejar o Dia das Crianças, com um grande evento organizado pela Prefeitura de Duque de Caxias, no dia 12, a partir das 9h no campo do Tricolor. O local, tão emblemático e símbolo de tantas mudanças, ganhará um presente especial também. O prefeito Alexandre Cardoso anuncia a reforma completa da maior área de lazer dos moradores daquela localidade. “A reforma do campo do Tricolor será um marco para todos que vivem no bairro. A prefeitura ouviu os moradores para saber o que desejavam e o pedido será atendido. O local passará por obras e iremos colocar grama sintética. Como ortopedista expliquei os problemas que a grama sintética causa, mas este era o desejo de todos e será atendido”, explica o prefeito.

As atividades começam às 9h e a prefeitura preparou diversas atividades educativas, esportivas e culturais não só para as crianças, mas também para toda a família. O evento contará com a participação de várias secretarias.

Violência dá lugar à cidadania

           

O Complexo da Mangueirinha foi ocupado por cerca de 150 policiais militares dos batalhões Choque (BpChoq), Ações com Cães (BAC), e do 15 º BPM (Duque de Caxias) no dia 2 de agosto, sem que nenhum tiro tivesse sido disparado. O local ganhou uma Companhia Integrada de Segurança Pública (Cisp), que contará com 180 PMS, todos oriundos de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na capital fluminense. Na época a prefeitura esteve presente levando aos moradores uma série de serviços. Para isso, foram instaladas tendas no campo do Tricolor das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Defesa Civil e Trabalho, Emprego e Renda. Também as secretarias de Serviço Público e Obras também atuaram naquela área, tendo sido retirados cerca de 240 toneladas de lixo, além da troca de lâmpadas nas ruas.

A procura por parte dos moradores pelos serviços oferecidos pela prefeitura foi grande durante todo o dia, principalmente na retirada de Carteira de Trabalho, segunda via da Carteira de Identidade, sem contar o cadastramento do programa Bolsa Família, Jovem Aprendiz e primeiro emprego. Desde a pacificação daquela comunidade, a prefeitura vem realizando uma série de ações como a reforma da creche municipal Abne Marques, recuperação do posto de saúde, operação tapa buraco. Na Escola Municipal Hermínia Caldas durante uma semana os moradores puderam se informar dos serviços oferecidos ao cidadão de Duque de Caxias. O resultado foi a inscrição de mais de 300 pessoas no programa Minha Casa, Minha Vida, verificar a pressão arterial e a quantidade de açúcar no sangue (teste de glicemia), colocar a caderneta de vacinação em dia, além de conseguir encaminhamentos para retirada da segunda via da Carteira de Identidade e certidões cartorárias (nascimento, casamento e óbito) com isenção de pagamento de taxas. Para as mulheres a secretaria de Saúde disponibilizou unidades móveis para realização de exames preventivos e de saúde bucal com tratamento e limpeza.

Também foi grande a procura para inscrição nos cadastros do programa Bolsa Família, de empregos e de qualificação profissional da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais (FUNDEC). Os programas de DST/AIDS, Hanseníase e Tabagismo foram bem aceitos pela população orientada ainda nutrição, programa do idoso, de acolhimento de saúde mental, entre outros serviços oferecidos.

MEDCOR Exames Cardiológicos