Saúde coleta de dados sobre uso racional de medicamentos

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (30) a coleta de dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (Pnaum) no estado do Rio de Janeiro. Serão ouvidos 1.600 moradores nos municípios de Cabo Frio, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São João de Meriti e Nova Iguaçu. Os entrevistados responderão a perguntas sobre uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e automedicação. As informações serão transmitidas em tempo real por tablets.

 O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, informou que os entrevistados vão receber uma carta do ministério da saúde, falando sobre a pesquisa. E o pesquisador receberá um crachá do Ministério da Saúde identificando-o como participante da Pnaum. "Vamos deixar as pessoas totalmente informadas para que possam abrir a porta de sua casa para os pesquisadores. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 136 e o ministério dará todos os esclarecimentos.”

A pesquisa será feita em todo o Brasil e está dividida em duas etapas. A primeira começou no último dia 23 para averiguar hábitos e verificar quais medicamentos a população mantém em casa. A pesquisa custará R$ 9,4 milhões e deve ser concluída em julho do ano que vem. Serão ouvidas 38,4 mil pessoas em 245 municípios – os entrevistados foram divididos por gênero e escolaridade, são de sete faixas etárias e cinco níveis de renda diferentes. A segunda etapa vai focar no funcionamento dos serviços de assistência farmacêutica e aplicar questionários nas unidades básicas de Saúde e nos locais de entrega dos medicamentos nesses serviços. Nesta etapa, serão ouvidos secretários de Saúde, coordenadores municipais da assistência farmacêutica e responsáveis pela distribuição de medicamentos nas farmácias ligadas ao SUS, além de médicos. (Agência Brasil)

MEDCOR Exames Cardiológicos