TRE diploma eleitos no Rio de Janeiro

Crédito: SCERJ/Carlos MagnoO TRE-RJ diplomou também no dia 16, os políticos eleitos em 2010. Realizada no Theatro Municipal, a solenidade foi iniciada com uma enfática defesa da legitimidade do processo eleitoral pelo presidente do Tribunal, desembargador Nametala Jorge. "Foi mais uma vitória cívica do povo brasileiro, que elegeu seus representantes a partir da livre manifestação da sua consciência e em clima de tranquilidade", disse o desembargador. A posse dos eleitos é uma atribuição do Poder Legislativo.

No discurso de abertura, o presidente do TRE-RJ agradeceu a colaboração dos órgãos públicos que auxiliaram a organização do pleito deste ano e fez uma referência especial à ação da Segurança Pública do Rio de Janeiro, na pacificação das comunidades cariocas. "Não teria sido possível a realização de eleições tão serenas sem esse auxílio, principalmente nas áreas pacificadas, onde a Justiça Eleitoral tinha dificuldades de atuar na fiscalização das eleições", destacou.

O primeiro candidato eleito a ser diplomado foi o governador Sérgio Cabral, seguido do vice Luiz Fernando de Souza Pezão. Os senadores Lindberg Farias, Marcelo Crivella e os quatro suplentes foram diplomados em seguida. Na seqüência, os eleitos nas eleições proporcionais receberam os diplomas, sendo 46 deputados federais e 70 deputados estaduais.

RENOVAÇÃO - A Casa passará por uma expressiva renovação: dos 70 eleitos, 31 serão novos e, destes, apenas cinco (Samuel Malafaia, Ricardo Abrão, Marcus Vinícius, Nilton Salomão e Atila Nunes) já tiveram passagens pelo Legislativo estadual. A representatividade feminina também será ampliada: a bancada aumentou de oito para 13 parlamentares. Alterações foram registradas ainda na composição das bancadas partidárias. A mudança mais significativa veio do PDT, que hoje tem seis parlamentares e passará a ter 11. O PMDB, partido do governador reeleito Sergio Cabral Filho, também terá seu número de deputados modificados, mas para menos: de 19 cadeiras ocupadas hoje, a legenda contará com 12 nos próximos quatro anos. O PHS, que conta com um deputado na Casa, ficará sem representante no próximo mandato. Mas o Parlamento ganhará a representação de três partidos que, hoje, não figuram entre seus componentes: PRTB, PV e PRP. Cabe ressaltar que entre os 29 novos deputados para o próximo mandato, 12 são vereadores em exercício de mandato, sendo quatro da capital, dois de São Gonçalo, dois de Nova Iguaçu, um de Petrópolis, um de Belford Roxo, um de Niterói, e um de Duque de Caxias. Os parlamentares serão empossados no dia primeiro de fevereiro.

MEDCOR Exames Cardiológicos