Claise Maria Zito defende primeiro emprego para jovens infratores

DivulgaçãoO estado do Rio poderá criar um programa destinado à inserção no mercado de trabalho de adolescentes das unidades de internação provisória do Departamento Geral de Ações Sócio-educativas (Degase). O programa, aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), autoriza o Estado a incentivar a adesão de empresas através de benefício fiscal. Tanto as empresas quanto os próprios adolescentes aspirantes a uma colocação no mercado de trabalho deverão se inscrever. O texto, do ex-deputado Mário Marques, também prevê cota de 20% para os jovens em relação ao total de empregados das empresas que aderirem ao projeto. Caso tenha apenas quatro funcionários, um deverá ser do programa, que será coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil.

A proposta foi defendida em plenário pela presidente da comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, deputada Claise Maria Zito (PSDB), para quem o programa acaba com a discriminação da qual eles são vítimas. “O mercado de trabalho já é difícil para quem se qualifica, para esses jovens é ainda mais. Esse projeto dá uma oportunidade, é uma luz no fim do túnel, para eles”. O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

COMISSÃO - Realizar duas audiências públicas, uma sobre o respeito ao idoso nos transportes coletivos e outra sobre as condições estruturais dos Conselhos Tutelares do estado. Essas foram algumas das decisões tomadas pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na quinta-feira (24), durante reunião que apresentou o colegiado às entidades que atuam no setor. De acordo com a presidente da comissão, deputada Claise Maria Zito (PSDB), essa aproximação com os entes que atuam nesse âmbito foi proveitosa. “Hoje pudemos apresentar o nosso trabalho e ouvir as reivindicações dos setores para que possamos pautar nossa atuação de acordo com medidas que visem a melhoria das condições de vida para as crianças, adolescentes e idosos do nosso estado. Audiências públicas já foram marcadas e vamos aprofundar a discussão dos temas que foram apresentados”, explicou a parlamentar.