Indústria da beleza gera emprego e renda no Estado

Foto: Jornal Capital Caxias_ Divulgação-SCERJO Rio de Janeiro tornou-se um dos polos mais atrativos do país para investimentos da indústria de beleza. Concentrando mais de 200 empresas do setor - entre indústria e comércio -, o estado é sinônimo de investimento seguro e rentável para empresários do ramo, devido a medidas de incentivo fiscal do governo fluminense. O mercado interno robusto e a boa logística também são fatores que abrem caminho para a implantação de empresas no Rio. A maior parte delas está concentrada na Baixada Fluminense, que responde por 11% da produção nacional na área. Somente nos dois últimos anos, foram gerados 1,2 mil empregos no Rio de Janeiro, com investimentos que somam R$ 270 milhões. O crescimento do setor de beleza no estado traz uma demanda por profissionais qualificados, que a Secretaria de Ciência e Tecnologia já está suprindo, através da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica).

            Com a expansão de algumas das empresas já instaladas no estado e a chegada de novas, a previsão de investimentos para os próximos anos é animadora. Tanto é que a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) tem, em sua carteira de investimentos para o período que vai até 2016, três empresas em implantação (Apolo Cless e Mane) e três em expansão (Embelleze, Niely e P&G), além do Centro de Pesquisas e Inovação da L’Oréal, que funcionará na Ilha de Bom Jesus,ao lado do Fundão,e da reabertura da fábrica da Leite de Rosas. Só o Centro de Pesquisas da L’Oréal, que está em fase de construção e deve começar a funcionar em 2014, representa um investimento na faixa de R$ 70 milhões e tem previsão de gerar pelo menos 150 empregos diretos.

- Juntas, essas empresas totalizam investimentos da ordem de R$ 621 milhões, com previsão de geração de mais de 1.700 empregos. E a expectativa, para os próximos anos, é de crescimento dos investimentos, em função do aumento de renda, do crescimento da população, do aumento da expectativa de vida e do acesso dos produtos das grandes marcas às comunidades pacificadas - afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.

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