Deputado Dica pede, em discurso na Alerj, abertura de CPI contra a Cedae

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vivenciou, na semana passada, um dos discursos mais inflamados dos últimos tempos. O deputado Jorge Moreira Theodoro, o Dica, surpreendeu ao pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), vinculada ao governo do Estado.

Segundo o deputado, que tem base eleitoral em Duque de Caxias, o problema é crônico. E questionou o presidente da empresa. “É falácia do presidente da Cedae, é mentira do presidente da Cedae. A Baixada via continuar sem água”, disparou.

O discurso, que está disponível na fanpage do parlamentar, tem o seguinte teor:

“O reservatório da 25 de agosto, que foi construído há mais de dez anos, nunca passou de 10% da capacidade. Eu quero alertar aos senhores deputados que estou apresentando nesta casa uma CPI contra a Cedae para que nós acompanhemos de perto, de olho no problema da Cedae. E já alertei o vice governador que o problema da Baixada é a falta d’água. Não adianta o asfalto na porta, porque as casas não tem água e depois vai ter que cortar todas aquelas ruas para colocar a canalização. É um problema crônico, um problema sério. Estou aqui alertando os senhores deputados, que nenhum programa para a Baixada está sendo concluído, e nem está em andamento. É falácia do presidente da Cedae, é mentira do presidente da Cedae e a Baixada vai continuar sem água. O comportamento do presidente, falando ao invés de trabalhar, falar na entrevista ao invés de ir no local ver o problema, ao invés de ir nos municípios e deparar com os projetos inacabados. Não tenho dúvida de que os funcionários da Cedae gozam do prestígio junto aos deputados e junto à população. Mas, na verdade, as grandes gerencias, a gerencia de Duque de Caxias está com falta de maquinário, não tem reposição de máquina, o número de funcionários é insuficiente. Então, senhores deputados, faço o alerta, que a Cedae tem que continuar pública, mas ela tem que continuar na mão de quem queira fazer algo pela Cedae. A gente vê aqui no centro do Rio, em um terreno particular, um prédio ser construído para a Cedae gastar milhares de reais de aluguel, enquanto no Parque Paulista, em Duque de Caxias, em trinta anos, nunca teve um pouquinho de água na torneira. Em Nova Campina pede pra Cedae colocar água na torneira, Em pleno século XXI, a falta d’água imperando principalmente no município de Duque de Caxias, ainda não tem água em Duque de Caxias, Trago aqui a minha insatisfação e não tenho dúvida nenhuma que vamos comungar desta opinião com os demais deputados para que levemos a Cedae a prestar o serviço que deveria que é colocar água na torneira de quem deve. Não adianta vir dizer que a Cedae tem um bilhão de reais em caixa, porque nós vamos abrir a torneira na Baixada e não vai cair nenhuma moedinha nem uma nota de real. O que agente quer é ver a água sair da torneira daquela gente tão sofrida da Baixada Fluminense”.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos