SETRAB define estratégias para a geração de emprego e renda

Foto: Jornal Capital Caxias_DivulgaçãoA Secretária Estadual de Trabalho e Renda (SETRAB), Claise Maria, participou de dois importantes encontros em Brasília. O primeiro aconteceu no último dia 17, com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Na pauta, as demandas e expectativas dos Estados quanto ao Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda. A agenda contou com a presença dos secretários Estaduais do Trabalho, que integram o Fórum Nacional dos Secretários do Trabalho (Fonset).

- Este encontro de secretários aqui em Brasília, é fundamental para alinharmos as ações voltadas para a qualificação, geração de renda e emprego em todo o país. O Rio de Janeiro tem avançado cada vez neste sentido com a atual política do governo estadual e nos últimos 12 meses foram criados quase 107 mil novos postos de trabalho - acrescentou Claise Maria. O Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda é uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, que agrupa informações sobre abono salarial, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Intermediação de Mão-de-Obra (IMO), Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger), Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PMNPO), políticas de juventude, qualificação profissional, salário mínimo e seguro desemprego.

Nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro vai estar novamente representada em Brasília. A finalidade é discutir as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com foco para o Plano de Trabalho do Rio de Janeiro que tem por finalidade potencializar os recursos para melhorar ainda mais o atendimento e as políticas públicos do Sine.

O assessor especial de Trabalho da SETRAB, Jorge Cézar Abreu, que participará da reunião a ser reaslizada na Universidade de Brasília (UNB), explica que a principal temática do encontro é a discussão nacional sobre o Sistema Único de Trabalho, Emprego e Renda. A proposta é que ele funcione nos moldes dos Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).