Produções cinematográficas movimentam economia no Estado

O Rio de Janeiro se consolidou como um dos principais protagonistas do cinema nacional e internacional do mundo. Nos últimos dois anos, a Cidade Maravilhosa serviu de cenário para mais de 200 produções. Em 2014, suas belezas naturais e monumentos estreiam novamente nas salas de cinemas de todo o mundo em dois longas-metragens: Rio, eu te amo, produção brasileira inspirada em Paris, je t'aime e New York, I love you que contará histórias de amor tendo como pano de fundo bairros da cidade; e a continuação da animação Rio, da 20th Century Fox e dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha.

- O Governo do Rio de Janeiro reconhece, através das ações de Secretaria de Cultura, a importância estratégica das indústrias criativas para a economia do estado, e o potencial de crescimento do audiovisual. Reconhecemos também a importância da cultura para a sociedade fluminense, como fator de desenvolvimento. Por isso, definimos o setor como prioritário - explicou a secretária de Cultura, Adriana Rattes.  Enquanto tem seus cartões postais filmados, o estado é beneficiado economicamente. Geração de empregos e atração de turistas são alguns dos resultados dos filmes made in Rio.

O governo estadual investiu, desde 2008, mais de R$ 100 milhões em 518 projetos dos diversos segmentos do setor audiovisual por meio de editais, prêmios e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Entre 2009 e 2012, a RioFilme, da Prefeitura do Rio, destinou R$ 26,5 milhões a 32 filmes, que, depois de lançados, acrescentaram R$ 540 milhões ao PIB (Produto Interno Bruto) do país, com geração de 8.340 postos de trabalho. “Depois de servir de cenário para filmes internacionais e nacionais como Amanhecer, Velozes e Furiosos 3 e De Pernas para o Ar 2, atraímos mais produções para a cidade, e melhor ainda: mais turistas. A animação Rio também é importante economicamente para a cidade, já que chama a atenção de pessoas de todo o mundo para as atrações e cultura fluminense”, explicou o diretor comercial da RioFilme, Adrien Muselet.

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