Escola de Caxias lança cartão para facilitar vida de pais e alunos

Foto: Jornal Capital Caxias_Marcelo Cunha/ O cartão foi bem recebido pelos alunos, como Luma, de 7 anosA implantação de um sistema de cartão magnético aliando informação e crédito para os alunos da Escola Ana Laura se destaca na área da educação em Duque de Caxias. A novidade, além de funcionar como documento de identificação do aluno, trás suas informações escolares e serve também para controle de frequência. E o melhor: funciona como cartão de crédito pré-pago, permitindo que seja utilizado na compra de merenda na hora do recreio. O sistema começou a funcionar nesta segunda-feira (25) e foi bem recebido pelos alunos.

- É a melhor maneira de facilitar a vida do aluno na escola e agregar informações para os pais’, disse ao Capital o diretor João Trigo, fundador da escola que se destaca entre as mais tradicionais do município. Para o diretor, trata-se de uma medida inteligente, prática e segura. “O aluno, com o crédito lançado no cartão, deve utilizá-lo exclusivamente na cantina da escola. Além de inovador na cidade, o sistema permite que os pais tenham acesso às informações sobre sua utilização pelos filhos, como, por exemplo, que tipo de alimento consomem”, observou Trigo, que acredita que o sistema vai contribuir bastante para a redução de faltas.

O sistema, segundo ele, foi implantado e é gerido por uma destacada empresa de São Paulo. “No sistema pré-pago, à medida que o aluno for consumindo os produtos da cantina, os créditos vão sendo debitados, como ocorre com cartões convencionais”.  Trigo acrescentou que qualquer aluno do curso regular pode aderir ao cartão. “Independente do cartão, o aluno recebe também sua identidade regular da escola”, lembrou o professor.

SEGURANÇA - João Trigo disse que os créditos são inseridos na própria secretaria da escola, bem como estipulado o limite de gasto diário, a critério dos pais. Segundo ele, o sistema é seguro e evita que as crianças portem dinheiro em espécie. Alem disso, os pais tem como fazer o controle online pelo site da empresa ou através e mensagens em tempo real de como e com o que tipo de alimento que os filhos estão consumido. “Tudo sem pagar nada mais pelo serviço, pagando apenas uma taxa simbólica para a emissão do cartão”, acrescentou o diretor.  Segundo ele, não há limite para inserção de créditos, ficando a critério dos pais, que podem também estabelecer o valor a ser utilizado por dia.