Transpetro lança ao mar o navio Anita Garibaldi

Foto: Jornal Capital Caxias_agencia PetrobrasA Transpetro e o Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), lançaram ao mar no último dia 27 o navio Anita Garibaldi, primeiro de uma série de quatro petroleiros do tipo panamax que serão batizados em homenagem a mulheres que ajudaram a construir a História do Brasil. O navio foi transferido ao cais do estaleiro, onde passará por acabamentos finais, antes da entrega à Companhia para início das operações. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 650 mil barris, os navios panamax serão usados para o transporte de petróleo e derivados escuros. Logo após o lançamento da embarcação, o Estaleiro Mauá realizou o batimento de quilha do segundo navio da série de quatro panamax encomendados pelo Promef.

 

O navio Anita Garibaldi é a sétima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) lançada ao mar. “Em um tempo em que as mulheres ocupam posições de destaque no cenário brasileiro, como a primeira Presidenta do nosso País, Dilma Rousseff, e a primeira Presidente da Petrobras, Graça Foster, nada mais justo do que homenagear a garra, a força e a luta das nossas mulheres”, disse, em seu discurso, o diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, que representou a Presidente da Companhia no evento.

RENASCIMENTO - Três navios do programa - Celso Furtado, João Cândido e Sérgio Buarque de Holanda - já iniciaram as operações. Outros três - Rômulo Almeida, José Alencar e Zumbi dos Palmares - estão em fase final de construção. O suezmax Zumbi dos Palmares foi lançado ao mar no último dia 23, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco. “O lançamento ao mar do navio Anita Garibaldi comprova que a indústria naval brasileira saiu definitivamente da inércia. Em menos de uma semana, dois navios construídos por brasileiros foram lançados ao mar para os acabamentos finais. Navios que, em breve, se juntarão à nossa frota para carregar as riquezas deste país”, afirmou o Presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Com encomenda de 49 navios e 100 embarcações hidroviárias, o Promef garantiu as bases para o renascimento da indústria naval brasileira. Três novos estaleiros foram viabilizados pelo programa: Estaleiro Atlântico Sul e STX Promar, em Pernambuco, e Rio Tietê, em São Paulo. Atualmente, o Brasil possui a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. A indústria naval brasileira, que tinha menos de 2 mil trabalhadores na virada do século, hoje emprega mais de 60 mil pessoas.