Deputada Claise participa da entrega de mais uma UPA na Baixada Fluminense

Foto: jornal capital caxias_divulgaçãoFoi inaugurada na terça-feira (10), a 49ª UPA do Estado do Rio de janeiro, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A unidade é a primeira a contar com o modelo de gestão por Organização Social (OS), que irá se estender a todas as UPAs até o final do próximo semestre. Entre as novidades apresentadas, está a utilização de microchips eletrônicos instalados nos equipamentos da unidade. Sensores espalhados em vários pontos da UPA detectam tudo o que saiu e entrou da unidade, desde às caixas de medicamentos e insumos, passando pelo mobiliário e material que vai para lavanderia.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a deputada estadual Claise Maria Zito (PSD) comemorou mais um avanço na área da saúde para a população da região: “Essa é a UPA mais moderna que eu tive oportunidade de conhecer. O governo do estado vem investindo em tecnologia e aprimorando a qualificação do atendimento médico para nossa população e as UPA´s são a melhor solução para desafogar as emergências dos hospitais em todo o estado e em especial, na Baixada Fluminense, declarou a parlamentar.

Acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes endossou as palavras da deputada e afirmou que as UPA’s 24h estão próximas da população e atendem a qualquer hora. “De cada 100 pessoas que procuram uma UPA 24h, 97 delas tem seus problemas resolvidos, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar. Isso reduz a lotação de hospitais e pronto-socorros”, avaliou.

Na UPA de Mesquita, localizada na Avenida Costa e Silva, s/nº, Edson Passos, foram investidos R$ 4,5 milhões e a previsão é que cerca de 350 pacientes recebam atendimento por dia e os pacientes vão dispor de serviços de pediatria, odontologia e urgências clínicas, além de exames laboratoriais e salas de Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização. A nova unidade conta com uma sala de cuidados intensivos, com quatro leitos, e unidades semi-intensivas adulta e pediátrica. Serão 13 leitos de observação adulto e infantil.