Rio+20 receberá líderes mundiais para discutir sustentabilidade

Foto:jornal capital caxias_ Rogério SantanaO Rio de Janeiro atrairá olhares de todo mundo com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada de 13 a 22 de junho. A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) e deverá definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O encontro terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Para isso, a Conferência será dividida em três momentos. De 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados pelos países participantes. Entre 16 e 19 de junho, estão programados eventos com a sociedade civil.

            De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, que envolverá governantes dos países membros das Nações Unidas. Segundo o secretário do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, ministro Laudemar Aguiar, já está confirmada a participação de 102 chefes de Estado e 176 países já reservaram hospedagem nos hotéis da cidade, o que mostra a importância e a dimensão da conferência.

Os mais de 27 mil m2 quadrados dos cinco pavilhões do Riocentro estão preparados para receber 38 mil credenciados por dia. Todas as 194 delegações e agências das Nações Unidas terão um escritório com 25 m2. O Brasil vai ocupar o maior espaço dentro do centro de convenções. O Parque dos Atletas será um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas. A grande área livre, em frente ao Riocentro, será dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. Dentro do Pavilhão Brasil, o Governo do Estado terá um estande no qual serão apresentados projetos bem-sucedidos voltados para o desenvolvimento sustentável.

Toda a programação poderá ser conferida no site www.rio20.rj.gov.br/oestadonorio20.asp.

 

Green Nation Fest na Quinta da Boa Vista

Quem passar pela Quinta da Boa Vista até quinta-feira (7) poderá conferir de perto o evento Green Nation Fest, que teve início dia 1º. A iniciativa antecipa as discussões da Rio+20. Cerca de 24 mil pessoas devem participar das mostras interativas, exibições de filmes e oficinas que discutem sustentabilidade e mudanças climáticas. Os visitantes também podem interagir nas tendas que simulam catástrofes naturais, além de adotar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica.

- A Rio+20 é essencial para que outros acontecimentos relacionados à discussão ambiental aconteçam mais vezes na nossa cidade - disse a bióloga Larissa Mendes, que visitou o evento na abertura. A universitária Rafaela Mendes aproveitou a oportunidade para ensinar conceitos de sustentabilidade à filha, Letícia, de 4 anos. “A população precisa entender que a mudança de hábito pode ser iniciada dentro de casa”.

O Green Nation Fest está aberto ao público de todas as idades, das 8h às 17h.

MEDCOR Exames Cardiológicos