Alerj vai debater violência contra os idosos em Caxias

Foto: jornal capital caxias_ divulgaçãoA Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) pretende realizar audiências públicas itinerantes pelos municípios para colher denúncias de desrespeito aos direitos dos idosos. O anúncio foi feito pela presidente da comissão, deputada Claise Maria Zito (PSD), durante audiência realizada semana passada, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) de Duque de Caxias. “Ouvimos dos idosos denúncias de desrespeito aos seus direitos, principalmente nos transportes e bancos. Vamos continuar realizando estas audiências para colher informações e unir todos eles numa causa comum”, afirmou Claise.

Os idosos presentes na audiência pública reclamaram de ônibus que não param nos pontos, desrespeito aos assentos preferenciais nos transportes públicos e bancos e da ausência de filas preferenciais. “Entrei numa casa lotérica para fazer um pagamento e só tinha uma fila, enorme. Quando entrei na frente, me acusaram de estar furando fila, mas é meu direito. Acho que falta informação, tanto para os idosos quanto para as demais pessoas e estabelecimentos”, relatou a aposentada Gedalva Silva, de 73 anos.

Claise ouviu ainda sugestões para projetos de lei, como uma possível redução de 65 para 60 anos de idade para o direito à gratuidade nos transportes, como prevê o Estatuto do Idoso. “Vamos realizar estas audiências registrando todas as reclamações e sugestões, para então tomar providências e possivelmente apresentar projetos de lei”, declarou. Segundo a deputada, a participação dos mais velhos é fundamental. “Percebemos a importância de fazer estes encontros nas cidades, para facilitar a participação dos idosos. Esta primeira foi muito positiva, e pretendemos agora fazer uma audiência por semana, em todos os municípios que pudermos”, finalizou. Estavam presentes na audiência ainda o presidente da seccional Duque de Caxias da OAB-RJ, Geraldo Menezes, a coordenadora de Assuntos do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Duque de Caxias, Luciene da Silva, e a coordenadora de Proteção ao Idoso da mesma pasta, Solange Goretti.