Marcha contra a corrupção reúne jovens na Esplanada dos Ministérios

Foto: jornal capital caxias_Antonio Cruz-ABrUm público formado principalmente por jovens se reuniu sábado (21) sob um sol forte de outono na capital do país para protestar contra a corrupção. Cerca de 1,5 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, marcharam na Esplanada dos Ministérios vestindo roupas pretas e carregando faixas e cartazes que pediam o fim dos desvios de verbas públicas. A marcha foi reforçada pelo público que participa das comemorações dos 52 anos de Brasília. No Rio, os manifestantes, munidos de apitos, nariz de palhaço, cartazes e faixas, se reuniram na praia de Copacabana e pediram a moralização na política e o fim dos desvios de dinheiro público. A Marcha contra a Corrupção aconteceu em diversos estados do país. A próxima marcha contra a corrupção já tem data marcada: 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Esta foi a terceira edição da marcha organizada pelo Movimento Brasil contra a Corrupção (MBCC). Os protestos são organizados, principalmente, pelas redes sociais. As principais bandeiras desta edição da marcha foram o fim do voto secreto nas votações do Congresso e celeridade no julgamento do escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os cartazes, havia muitos que pediam a saída do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, citado nas investigações da Polícia Federal que levaram à prisão o empresário goiano Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais.

Segundo Rodrigo Montezuma, um dos organizadores da Marcha, o MBCC é um movimento apartidário e não tem relação com nenhum grupo político específico. “Todos os dias nós temos notícia de corrupção, no café da manhã, no almoço e no jantar. Os homens públicos que deveriam zelar pelos recurso estão pilhando o dinheiro do contribuinte”.

Foto: jornal capital caxias_ Antonio Cruz-ABrNo Rio de Janeiro, a passeata foi acompanhada pela Polícia Militar. Os policiais seguiram os manifestantes a pé e com o apoio de quadriciclos e carros de patrulha. A PM não divulgou estimativa do número de pessoas que participaram do protesto. Um dos organizadores do movimento, Eric Chendo, disse que entre as principais reivindicações dos manifestantes estão o fim do voto secreto no Congresso Nacional e a tipificação da corrupção como crime hediondo. “O povo está cansado da corrupção, temos que dizer um basta. Esse é um pequeno passo para a gente se mobilizar e filtrar nossos políticos. A ficha limpa foi um começo, mas ainda temos muito a fazer”, disse ele, que se mostrou satisfeito com a adesão dos cariocas à marcha, mesmo em um feriado e com tempo nublado.

MEDCOR Exames Cardiológicos