Empresas abertas no estado aumentaram 8,7% em 2010

O número de empresas abertas no Estado do Rio de Janeiro, em 2010, cresceu 8,7% em relação ao ano de 2009. Segundo levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucerja), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, no ano passado, foram criados 41.025 novos negócios, enquanto que em 2009, 37.709 estabelecimentos abriram as portas. O comércio de roupas e acessórios liderou o ranking dos segmentos que mais se desenvolveram no estado, em 2010, com 16.846. 

Cabeleireiros aparecem em seguida, com 8.585 novos estabelecimentos. Logo depois, lanchonetes, casas de suco e similares, com 7.067. Produtos de perfumaria e higiene pessoal, 6.850; equipamentos e suprimentos de informática fecham a lista dos cinco primeiros com 6.260 novos negócios.De acordo com o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque, o aumento era esperado, mas superou as expectativas. “A previsão era passar de 40 mil empresas. O excelente momento que o estado está atravessando proporcionou o crescimento do ambiente de negócios. Somado a essa questão, todo o trabalho desenvolvido pela Jucerja na atual gestão, com serviços que facilitam a vida do empreendedor, como descentralização das atividades, serviços on-line, entre outros”, disse La Rocque.

O Estado do Rio de Janeiro já tem 13 empresas abertas através da internet, com o sistema Regin (Registro Mercantil Integrado), nas cidades de Maricá e Itatiaia. O Regin (registro fácil) possibilita constituir o negócio em 48 horas e está implantado em 44 cidades, sendo que 22 delas já passaram pelo curso de capacitação da Jucerja. “Com as facilidades da internet, o empreendedor não precisará mais ir até a Junta e deixa de ter que enfrentar a burocracia que há anos atrasa o processo”, concluiu o presidente da Jucerja.

MEDCOR Exames Cardiológicos