Lançada campanha pró doação de leite materno

Foto: jornal capital caxias_divulgaçãoAmamentar é um ato que resume de forma sublime o sentimento especial de ser mãe e em especial, mulher. Assim pensando, deputada estadual Claise Maria Zito (PSD) escolheu o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, para o lançamento da mais nova campanha idealizada pela Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a qual preside. Trata-se da campanha “Recicle Vida”, que pretende arrecadar potes de vidro com tampas de plástico que são ideais para armazenamento do leite materno de doadoras e estão em falta no mercado.

A deputada criou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, programada para o mês de outubro, quando uma série de atividades estimularão a doação de leite materno aos Bancos de Leite de todo o estado. “O leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos bebês. Tem todos os ingredientes necessários para o desenvolvimento da criança e uma série de fatores de proteção contra doenças. O problema é que nem todos os bebês têm um peito para mamar. São os casos dos órfãos, dos recém-nascidos internados em UTI e daqueles cujas mães não produzem leite. Para contornar essa situação, existem os Bancos de Leite Humano. Qualquer mulher que produza leite em excesso pode ser doadora. O procedimento é rápido e fácil. Basta esterilizar um pote de vidro (tipo de maionese), coletar o leite e armazenar no freezer”, explica Claise, cujo Projeto de Lei em tramitação.

O Gabinete Itinerante da deputada, montado na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias foi o ponto de partida para divulgar a campanha através de informativos e divulgar os postos de coleta para a doação de potes de vidro com tampa de plástico. 

MEDCOR Exames Cardiológicos