Petrobrás deverá ser presidida por uma mulher

Por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras informou segunda-feira (23) que o presidente do Conselho de Administração da companhia, Guido Mantega, indicará a atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli. O nome de Graça Foster, como a executiva é conhecida, deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontecerá no dia 9 de fevereiro.

 

Graça Foster, ex-presidente da Petroquisa e da Petrobras Distribuidora, "está à frente da área de Gás e Energia da Petrobras desde setembro de 2007, quando se tornou a primeira mulher a assumir uma diretoria da companhia". Em 2010, o jornal inglês "Financial Times" apontou Graça Foster como uma das 50 executivas mais poderosas do mundo. A executiva também teve o nome cogitado, naquele ano, para assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff. Entre 2003 e 2006, ela foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, então comandado por Dilma Rousseff.

O atual presidente, José Sérgio Gabrielli, é o 33º na história da Estatal. O primeiro foi o militar e político Juracy Montenegro Magalhães, que ocupou o cargo por cinco meses, de 2 de abril a 2 de setembro de 1954. Criador da célebre frase “O que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil”, era cearense e obteve a patente de general em 1957. Foi como Ministro da Justiça, no Regime Militar, que Juracy encarregou-se da censura aos veículos de comunicação. 

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos