IFF recebe autorização para abertura dos 12 cursos no Campus Avançado Maricá

Dez cursos têm previsão de inscrições já em novembro

O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense (IFF) aprovou em reunião extraordinária nesta quinta-feira, 26 de outubro, os projetos pedagógicos e a abertura de mais 12 cursos no Campus Avançado Maricá, distribuídos pelas modalidades Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio, em seis diferentes áreas: Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo.

Os novos cursos serão ofertados, no campus, a partir do Projeto Formatec: Maricá+Técnico, fruto de um convênio firmado, em fevereiro deste ano, entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os matriculados serão alunos do Instituto Federal Fluminense, assim como os atuais estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus, e receberão a certificação do IFF correspondente à formação técnica, após a conclusão de todas as etapas formativas.

A previsão é que o edital do processo seletivo para ingresso nas turmas de 1º semestre de 2024 seja publicado nos próximos dias. Inicialmente, haverá oferta de vagas nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente. A seleção para o curso de Produção de Áudio, que será desenvolvido em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura da Prefeitura, está prevista para um segundo momento.

Carlos Senna, que presidiu o ICTIM na época da criação do projeto Formatec, e que atualmente atua na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, falou ao Capital da importância dos cursos e do legado: “Tive a honra de, em maio deste ano, anunciar junto ao prefeito Fabiano Horta, o fomento dos cursos técnicos na cidade. Esses cursos farão dos jovens verdadeiros profissionais, dando oportunidade de um futuro brilhante”, e concluiu, “estou muito feliz de ter feito parte desse legado para a população de Maricá”.

Leia também: PREFEITURA ENTREGA 150 PRIMEIROS CONTRATOS A MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (MEI)

Cursos terão duração de um ano e meio

O Formatec: Maricá+Técnico terá turmas nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao ensino técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (cursos concomitantes) e noite (cursos subsequentes), com duração de um ano e meio.

Coordenadora-geral do projeto, a pedagoga do IFF Maricá Elizabethe França destaca que a elaboração dos projetos pedagógicos buscou estar alinhada à essência do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá sobre questões sócio-econômicas fundamentais no processo de formação de trabalhadores para a região.

"A aprovação dos projetos pedagógicos pelo Conselho Superior do IFF marca o início de uma grande conquista para a toda comunidade, pois o Campus Avançada Maricá amplia consideravelmente suas vagas com mais 12 cursos, sendo dez deles com previsão de inscrições já agora em novembro. Para nós e o ICTIM é uma grande realização poder promover para a comunidade maricaense mais oportunidades de vagas em cursos técnicos, alcançando, além de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, mulheres e homens trabalhadores que procuram formação profissional para se recolocarem no mercado de trabalho", explicou a coordenadora. (com informações do IFF)